LUSITÂNIA EVOCADA

PODCASTS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Luana Boiani Leite Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Saulo Gomes Thimoteo
  • Fatima Petrazzini Grubler
  • Fatima Petrazzini Grubler
  • Saulo da Paz Timóteo
  • Gabriel Leal Santos

Palavras-chave:

Literatura portuguesa; análise literária; podcast; multimodalidade.

Resumo

O Projeto de Extensão “Um professor lê: Diálogos virtuais de literatura” busca a divulgação de obras literárias por meio de diferentes modalidades. Seja pelas redes sociais, seja pelas plataformas de streaming de áudio, a ação de aliar um conhecimento acadêmico com uma linguagem popular torna-se uma forma de extensão da cultura para diversos públicos. No momento atual do projeto, com o título de “Sonhos d’além-mar”, os podcasts desenvolvidos versam sobre a literatura portuguesa do século XX, um campo ainda pouco difundido para os ouvintes brasileiros. A abordagem utilizada é a de enfocar as obras de um autor a cada episódio, trazendo seu contexto de produção e seu estilo, de modo a oferecer um panorama sócio-discursivo que é posto em interação com um conjunto de referências diversas dos mais variados campos do saber (livros, filmes, séries, músicas, memes, entre outros), mobilizando o horizonte de leituras dos ouvintes e propondo reflexões a partir de um recorte temático. O tom empregado nos podcasts procura articular a informalidade de uma apresentação a novos leitores com um olhar científico baseado em textos teóricos e críticos que auxiliam num mergulho sobre a literatura. Por meio de recursos audiofônicos, o projeto também propicia a seus integrantes conhecimentos sobre as ferramentas de edição de áudio e de difusão nas mídias sociais. Diante disso, selecionou-se na obra literária de nomes como Florbela Espanca, Vitorino Nemésio e Natália Correia um repertório que é disponibilizado aos leitores no site do projeto, de modo que se pode ter contato com os textos antes, depois ou até mesmo durante a escuta do podcast. Como forma de sistematização dos roteiros, criase uma referência a partir de um conjunto de itens, que se altera a cada episódio. Por exemplo, no episódio destinado à poeta Judith Teixeira, criaram-se quatro grupos de poemas, distribuídos entre as quatro estações do ano. Com relação a Manuel da Fonseca, autor alentejano ligado ao Neorrealismo, a obra é apresentada a partir dos três estágios do plantio: semear, cultivar, colher. Como conclusão, o podcast, enquanto atividade de extensão, propõe-se a ser um convite à leitura, que se expande para todos os públicos (local, nacional, internacional), de maneira a ser um recurso adicional de incentivo. Tal ação se presentifica, por fim, na visão de Roland Barthes, em seu texto “Aula”, sobre a sapientia, no qual se aponta que o papel da literatura (e de sua leitura e entendimento) deve ser a articulação do saber com a sabedoria e com o máximo de sabor possível.

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Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Realeza