CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A FORMAÇÃO DE LEITORES E MEDIADORES DE LEITURA POR MEIO DE PROJETO DE CULTURA

Autores

  • Sara Gabriela Novak Bottega UFFS
  • Naiane Carolina Menta Tres

Palavras-chave:

Literatura; Contação de histórias; Livros

Resumo

Desde os primórdios da humanidade a transmissão oral é reconhecida como importante. Ainda que não se possa definir a data exata de seu surgimento, a contação de histórias como tradição oral, permitiu que muitas sociedades preservassem sua cultura, e, consequentemente, perpetuassem saberes, crenças e conhecimento. Ademais, podemos dizer que nunca houve nenhuma sociedade que não tivesse a necessidade de fabular, de experienciar por entre as palavras e a imaginação ou de construir seus mitos e estabelecer patrimônios imateriais. A capacidade de transcender o imediato e de se transportar para diferentes dimensões torna a literatura uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e coletivo; por meio das histórias, personagens e cenários, oferece uma forma única de compreender e interpretar essa realidade, enquanto nos convida a imaginar novas possibilidades e a nos aventurar além dos limites do que é conhecido. Este trabalho busca ressaltar a importância da contação de histórias como uma prática educacional, reconhecendo seus principais elementos: a leitura, o leitor e o mediador. O projeto de cultura “Cuentacuentos” consiste em um grupo de contação de histórias do Curso de Letras - Português e Espanhol do Campus de Realeza-PR. As ações visam o fomento à leitura e também a preparação dos acadêmicos como mediadores de leitura. O formato relato de experiência reúne a prática da contação de histórias com a reflexão teórica, contemplando as atividades de cultura desenvolvidas junto a comunidade regional. Visto que um leitor é sempre um ser em formação, a reflexão permite que a futura do docente e atual bolsista do projeto, reconheça a responsabilidade diante da importância da leitura para a vida individual, social e cultural do educando. O relato permite destacar uma busca pela mudança desse protótipo de leitor, em que a leitura seja experienciada em momentos agradáveis, nutridos de motivação e curiosidade, resultando - com apoio do mediador de leitura - em uma prática transformadora e essencial.

Biografia do Autor

  • Naiane Carolina Menta Tres

    Naiane Carolina Menta Tres es profesora en la Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil. Es licenciada en Letras y maestra por la Universidade de Passo Fundo y doctora en Literatura por el Programa de Pós-Graduação em Letras de la Universidade Estadual de Maringá, con énfasis en el campo literario y la formación de lectores. Entre los 2019 y 2020 ejerció un periodo de investigación en la Universidad de Extremadura, España, y participó en actividades relacionadas a la Red Internacional de Universidades Lectoras. Realiza investigaciones sobre literatura, animación lectora y formación de profesores.

Downloads

Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Realeza