CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A FORMAÇÃO DE LEITORES E MEDIADORES DE LEITURA POR MEIO DE PROJETO DE CULTURA
Palavras-chave:
Literatura; Contação de histórias; LivrosResumo
Desde os primórdios da humanidade a transmissão oral é reconhecida como importante. Ainda que não se possa definir a data exata de seu surgimento, a contação de histórias como tradição oral, permitiu que muitas sociedades preservassem sua cultura, e, consequentemente, perpetuassem saberes, crenças e conhecimento. Ademais, podemos dizer que nunca houve nenhuma sociedade que não tivesse a necessidade de fabular, de experienciar por entre as palavras e a imaginação ou de construir seus mitos e estabelecer patrimônios imateriais. A capacidade de transcender o imediato e de se transportar para diferentes dimensões torna a literatura uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e coletivo; por meio das histórias, personagens e cenários, oferece uma forma única de compreender e interpretar essa realidade, enquanto nos convida a imaginar novas possibilidades e a nos aventurar além dos limites do que é conhecido. Este trabalho busca ressaltar a importância da contação de histórias como uma prática educacional, reconhecendo seus principais elementos: a leitura, o leitor e o mediador. O projeto de cultura “Cuentacuentos” consiste em um grupo de contação de histórias do Curso de Letras - Português e Espanhol do Campus de Realeza-PR. As ações visam o fomento à leitura e também a preparação dos acadêmicos como mediadores de leitura. O formato relato de experiência reúne a prática da contação de histórias com a reflexão teórica, contemplando as atividades de cultura desenvolvidas junto a comunidade regional. Visto que um leitor é sempre um ser em formação, a reflexão permite que a futura do docente e atual bolsista do projeto, reconheça a responsabilidade diante da importância da leitura para a vida individual, social e cultural do educando. O relato permite destacar uma busca pela mudança desse protótipo de leitor, em que a leitura seja experienciada em momentos agradáveis, nutridos de motivação e curiosidade, resultando - com apoio do mediador de leitura - em uma prática transformadora e essencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.