A PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

Autores

  • Nilda Clair Souza Binn UFFS
  • Rubia Emmel UFFS

Palavras-chave:

Formação, Alunos, Professor

Resumo

A Educação Inclusiva desafia o professor a adaptar e desenvolver metodologias e estratégias inovadoras, sendo essencial, tanto para o ensino de ciências quanto para o ensino de modo geral, promovendo a participação plena dos estudantes para que possam aprender de forma significativa (Machado et al. 2003). Oportuniza um ambiente de aprendizagem mais justo, equitativo e enriquecedor para todos os alunos, promovendo o desenvolvimento de diferentes habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe e empatia (Mantoan, 2019), importantes na vida em sociedade e no ambiente científico. Este estudo objetiva identificar as contribuições dos autores das pesquisas sobre educação inclusiva no ensino de ciências, apresentadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2017 a 2023. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, constituída pela escolha e compilamento dos trabalhos realizados a partir da revisão da literatura, delimitando trabalhos disponíveis no período de 2017 a 2023 na base de dados das edições de 2017, 2019, 2021 e 2023, do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, evento bienal. O recorte temporal adotado foi baseado na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que visa a inclusão social e cidadania da pessoa com deficiência (BRASIL, 2015), pois se espera que a referida lei tenha influenciado na produção das pesquisas. Os resultados evidenciam lacunas na produção de pesquisas  referente à Educação Inclusiva no ensino de ciências, com um pequeno aumento de 4,07% na edição de 2017, porém oscilou nos anos seguintes, fazendo com que a referida lei não tenha influenciado na produção das pesquisas. Desse modo, é possível concluir que, apesar de já termos implementado a Educação Inclusiva, ela ainda não está acontecendo em sua plenitude nos espaços escolares. É prescindível  que a temática da Educação Inclusiva no ensino de ciências, esteja presente dentro das Universidades como parte do currículo de formação de professores, promovendo debates e diferentes pesquisas sobre a Educação Inclusiva no ensino de ciências, com novos conhecimentos e possibilidades para o trabalho do professor em sala de aula. Além disso, poderá oportunizar aos estudantes o protagonismo no desenvolvimento de suas aprendizagens.

Biografia do Autor

  • Nilda Clair Souza Binn, UFFS

    Aluna da disciplina “Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas” do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Professora da Educação Especial municipio de Santa Rosa Rio Grande do Sul. Professora dos Anos Iniciais-Ensino Fundamental, 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. 

  • Rubia Emmel, UFFS

    Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFFAR), Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço completo para correspondência: Rua Paraguai, 200, Centro, CEP: 98780-552, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

16-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Cerro Largo