PEDAGOGIA NÃO FORMAL EM ANÁLISE: UM ESTUDO EM ANDAMENTO SOB AS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Pedagogia; Pedagogia não formal; Pesquisa.Resumo
Este resumo tem como como objetivo apresentar a pesquisa acadêmica em andamento, fruto do mestrado profissional em educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – PPGPE, intitulada como “Pedagogia não formal em foco: um olhar sobre a formação de pedagogos nas universidades federais do rio grande do sul”. A pesquisa tem objetivo identificar e analisar as práticas formativas presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Pedagogia das Universidades Federais do Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de compreender como tais práticas formativas no âmbito da Pedagogia não formal têm se apresentado para os futuros pedagogos propondo-se a responder qual a perspectiva formativa da Pedagogia não formal dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Rio Grande do Sul ofertados no formato presencial e no turno noturno de cada instituição? Desse modo, inclui a criação de um site educacional, como produto final, chamado “Conecta Pedagogo”, com a finalidade de oferecer suporte teórico sobre Pedagogia não formal e facilitar a interação entre pesquisadores e visitantes, promovendo um ambiente dinâmico e colaborativo. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, abrangendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica consiste em levantamento de estudos e teorias relacionadas ao tema, com base em autores como Gohn (2005; 2006; 2009; 2011; 2014), Libâneo (2006; 2010), Trilla (2008), Freire (2000, 1996, 1998), Gatti (2023), Saviani (2008, 2019), Pimenta (2001), Brandão (1995) e outros. A pesquisa documental analisará os PPCs dos cursos de Pedagogia das universidades em questão, enquanto a pesquisa de campo será conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores desses cursos. Em síntese, a pesquisa visa subsidiar a compreensão da Pedagogia, principalmente, em relação à Pedagogia não formal como área de campo de atuação profissional e de conhecimento, ampliando reflexões acerca do tema, visto que é pouco pesquisado e de suma importância na atualidade. A pesquisa estará disponível na integra, no ano em agosto de 2025, no repositório da Universidade Federal da Fronteira Sul, bem como o produto Educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.