EXTENSÃO E AMBULATÓRIO CLÍNICO NUTRICIONAL: APROXIMANDO O DISCENTE DO CURSO DE NUTRIÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA CLÍNICA DE ATENDIMENTOS.
Palavras-chave:
Atendimento Nutricional ; Doenças Crônicas; Clínica-Escola; Projeto de ExtensãoResumo
A extensão universitária promove a interação entre a universidade com a comunidade
local, sendo a Clínica-Escola de nutrição, um espaço propício para o desenvolvimento de
atividades extensionistas. É neste momento que o discente bolsista ou voluntário, tem a
oportunidade de transmitir seus conhecimentos adquiridos ao longo da graduação de
forma concreta, além de contribuir para promoção da saúde dos indivíduos e da
comunidade atendida. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivida no projeto
de extensão “Atenção Nutricional a Pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis
(DCNT’s)” e como o mesmo, pode aproximar o discente de nutrição com a prática clínica
ambulatorial. O presente projeto tem como propósito o atendimento nutricional de
indivíduos residentes em Realeza e região que necessitam de atendimento, avaliação e
tratamento nutricional, visando a educação alimentar e a melhora de seu estado nutricional
e de saúde, diante do diagnóstico médico de DCNT’s, como o excesso de peso, diabetes,
hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias. O discente, inserido na Clínica-Escola tem a
possibilidade de vivenciar a logística de funcionamento de uma clínica ambulatorial. Na
primeira consulta, se aplica anamnese clínico-nutricional, buscando examinar a
alimentação, histórico de patologias, avaliação antropométrica e dietética a fim de se obter
informações para o diagnóstico nutricional e, posteriormente, a definição de uma conduta
dietoterápica de acordo com as necessidades nutricionais, fisiológicas ou patológicas de
cada paciente. Depois será marcado o primeiro retorno do paciente, para entrega do plano
alimentar e demais orientações nutricionais, compreendendo a entrega de materiais
educativos, a definição de metas nutricionais e resultado do diagnóstico nutricional. Os
demais acompanhamentos serão periódicos, conforme a necessidade de cada paciente, e
nestes encontros serão avaliados o cumprimento das metas previamente combinadas,
esclarecimentos de novas dúvidas, coleta de peso e verificação da necessidade de alteração
do plano alimentar. O docente orientador do projeto e a nutricionista responsável técnica
da Clínica-Escola, acompanham o aluno continuamente, orientando sobre as melhores
condutas a serem tomadas em relação à alimentação e melhora da saúde, fomentando no
estudante de nutrição autonomia para relatar o caso do paciente, seu diagnóstico
nutricional, quais condutas podem ser empregadas, empoderando e transmitindo um
pensamento crítico sobre como a nutrição e alimentação podem atuar como promotores de
saúde. Esta proximidade e convivência, prepara o aluno para os estágios obrigatórios e
para a futura atuação profissional. Por fim, é de suma importância enaltecer o papel da
extensão universitária, na formação do aluno, uma vez que as atividades desenvolvidas
oferecem o primeiro contato real e concreto, com as atribuições que serão realizadas
rotineiramente pelo profissional nutricionista clínico ambulatorial.
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