SINFONIA EM GAMES:
ARRANJOS CULTURAIS NO METAVERSO PARA INCLUSÃO DIGITAL
Palavras-chave:
Paisagem Sonora; Arranjos Culturais; Tecnologias DigitaisResumo
O projeto Sinfonia em Games do coletivo Sinfonia na Cidade® da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) visa desenvolver arranjos culturais no metaverso para a preservação de paisagens sonoras. Utilizando uma abordagem interdisciplinar e lúdica, o projeto explora a criatividade e destaca a importância das paisagens sonoras nos jogos eletrônicos como meio de imersão e sensibilização das questões acústicas por meio da escuta ativa. Com intervenções sonoras realizadas por discentes e parcerias como a Escola de Games da UFJ e a Sociedade Brasileira de Acústica, o projeto enriquece a formação acadêmica e promove a democratização das novas tecnologias. A metodologia do projeto inclui a criação de exposições para um museu virtual do som, com quatro etapas: imersão, ideação, prototipagem e intervenções sonoras. Através dessas etapas, acadêmicos de arquitetura e urbanismo desenvolvem e apresentam arranjos culturais que integram aspectos estéticos e históricos dos sons em jogos eletrônicos. As intervenções foram dirigidas a alunos do ensino médio e professores da rede pública, promovendo a educação sonora e a sensibilização para a importância dos sons no cotidiano pós-digital. Os resultados mostram que o Sinfonia em Games tem gerado um impacto significativo, ampliando o repertório cultural dos participantes e democratizando o acesso às tecnologias digitais. As intervenções realizadas contribuem para uma maior conscientização sobre a relevância das paisagens sonoras e das tecnologias imersivas para a educação, uma vez que os meios digitais, em conjunto com práticas educativas apresentam ótimos resultados, visto que a tecnologia está cada vez mais presente em nossos cotidianos. O projeto também proporciona aos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo uma experiência prática e inovadora, destacando a importância da escuta ativa e da integração entre arte, ciência e tecnologia. Ademais, compreender e refletir sobre o comportamento dos sons contribui aos estudantes a considerarem a acústica e a interação entre som e espaço em suas próprias criações arquitetônicas, proporcionando uma abordagem interdisciplinar na concepção dos espaços. Portanto, o projeto Sinfonia em Games promove uma cultura digital inclusiva, demonstrando o potencial das paisagens sonoras como um recurso educativo e cultural, contribuindo para uma formação acadêmica enriquecedora e uma transformação social positiva na comunidade regional.
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