ORIXÁS EM JOGO
O ENSINO DA MITOLOGIA IORUBÁ POR MEIO DE UM BOARD GAME
Palavras-chave:
Ludicidade, Cultura afro-brasileira, Orixás, Jogos de tabuleiroResumo
É notório que os jogos são uma parte inerente da sociedade, enquanto civilização. Sejam eles de tabuleiro, de cartas ou, mais recentemente, digitais, pode-se notar a presença desse tipo de entretenimento, principalmente, no cotidiano dos jovens. Ressalta-se que o exercício lúdico pode ser uma ótima oportunidade para o desenvolvimento cognitivo, ao proporcionar experiências significativas para expansão do ser em interação. Além disso, percebe-se que, através dos board games, fomentam-se diversas sabedorias que, a depender de cada jogo, podem proporcionar a ampliação do conhecimento de valores e culturas. Pensando nisso, e tendo como respaldo a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira, o projeto de extensão “Adamastor: laboratório de criação de jogos literários” desenvolveu um jogo de tabuleiro chamado “ORIXÁS”, no qual os jogadores interagem com instrumentos e dinâmicas referentes às divindades da mitologia iorubá. Busca-se, por meio do jogo, apresentar ou ampliar o conhecimento de algumas entidades e suas histórias, que fazem parte da cultura geral brasileira. Ademais, objetiva-se fomentar a leitura e a divulgação da cultura transmitida pelas histórias da mitologia iorubá, por meio da interação do jogo, apresentando orixás como Iemanjá, Ogum e Exu. Com isso, trazendo este diálogo para sala de aula, e tendo como embasamento as histórias recolhidas por Reginaldo Prandi no livro Mitologia dos orixás, o jogo ORIXÁS, no contexto de sala de aula, se estabelece como instrumento possível de compreensão e diálogo, pois é um recurso didático e dinâmico que alia o entretenimento lúdico com a aprendizagem. Além disso, tal jogo visa auxiliar os professores que buscam desenvolver atividades lúdicas, como meio de propagar a cultura iorubá. Diante do exposto, e tomando como base teórica a visão de nomes como António Cabral e Linda Hutcheon sobre o papel do jogo e da adaptação nas dinâmicas sociais e culturais, uma questão norteia esta atividade de extensão: Qual a importância da utilização de um jogo de mesa sobre orixás como ferramenta de ensino? Destaca-se a importância do jogo, pois ele se torna uma nova possibilidade educacional de transmitir informações a partir de um exercício lúdico, levando em consideração não só o aprendizado escolar, mas, também, o social, tornando o processo de aprendizado mais prático e divertido.
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