O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TEXTODISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carline Kuhn Magalhães UFFS - Campus Cerro Largo
  • Tamires da Silva França
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves
  • Jeize De Fátima Batista

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, Estágio, Redação do ENEM

Resumo

No presente trabalho, relatamos nossa experiência durante o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II, voltado para o Ensino Médio, pela Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo. A sequência didática teve como foco A Cultura do Cancelamento, temática abordada na turma do 2° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, localizada em Cerro Largo/RS. Por ser um tema bastante falado atualmente, foi perfeito para estimular debates acalorados acerca dos acontecimentos que tomam forma nas redes sociais. Como unidade de análise, utilizamos textos dissertativo-argumentativos, conforme redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Através de atividades, como leitura de notícias, artigos de opinião, e leitura e produção de textos dissertativo- argumentativos, os alunos foram incentivados a refletir criticamente sobre a cultura do cancelamento nas redes sociais e suas consequências. A metodologia adotada baseou-se nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) no que diz respeito ao trabalho com sequências didáticas, além de Geraldi (1995), Solé (1998) e Fuzer (2012), tendo em vista as concepções sobre leitura, produção de textos e revisão textual-interativa (por meio de bilhetes orientadores). Assim sendo, a sequência didática tinha como objetivo principal aprimorar a capacidade de leitura e produção textual dos alunos, além de fomentar o desenvolvimento do senso crítico. No final do estágio, foram utilizados bilhetes orientadores para guiar a reescrita dos textos, seguindo os princípios teóricos de Fuzer (2012). Esse processo permitiu que os alunos revisassem e aprimorassem seus textos, ajudando no aprendizado e na reflexão crítica sobre a temática abordada. A prática evidenciou a importância da metodologia aplicada para o desenvolvimento das competências discursivas e reflexivas dos estudantes. Ao longo do estágio, foi possível observar um engajamento significativo dos alunos, uma vez que a sala de aula se tornou um ambiente de aprendizado bem ativo e reflexivo. Com a prática, concluímos que a metodologia usada foi fundamental para auxiliar na preparação dos alunos para o ENEM e também para a construção de uma cidadania crítica e participativa.

Downloads

Publicado

16-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo