A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL?

  • Profª Dra. Maria Lucia Marroco Maraschin Universidade Federal da Dronteira Sul - UFFS
  • Sra. Rafaela Luiza Klitzke de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Pesquisa Científica

Biografia do Autor

Profª Dra. Maria Lucia Marroco Maraschin, Universidade Federal da Dronteira Sul - UFFS
Pedagoga, Especialista em Alfabetização, Mestre e Doutora em Educação, Professor Adjunta I da UFFS, titular da Disciplina de Alfabetização: Teoria e Prática I e II
Sra. Rafaela Luiza Klitzke de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Graduanda de Licenciatura em Pedagogia, bolsista do PET Asssessoria Linguística da UFFS

Referências

AZENHA, Maria da Graça. Imagens e letras: Ferreiro e Luria duas teorias psicogenéticas. São Paulo: Ática, 1995.

BRASLAVSKI, Berta. Escola e Alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: UNESP, 1993.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis – RJ: Vozes, 2005.

MONTEIRO, M. I. Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, 2006.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 128 p.

CHARTIER, Anne-Marie. Alfabetização e formação dos professores da escola primária. Conferência proferida na XX Reunião Anual da Anped, Caxambu, setembro de 1997. Revista Brasileira de Educação, nº 8, Mai/Jun/Jul/Ago, 1998.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Revista Brasileira de Educação, nº 25, Jan/Fev/Mar/Abr, 2004.

Publicado
23-10-2013
Seção
Campus Chapecó - Ensino de Graduação