PROJETO DE MONITORIA EM CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA PARA OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS (ENS-2024-0073)

Autores

  • Daniel Camilo de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Antônio Maria da Silva Carpes

Palavras-chave:

Economia, Contabilidade, Finanças

Resumo

Dada a dificuldade enfrentada por alguns discentes em compreender e absorver os conteúdos de Contabilidade Introdutória dos cursos de Ciências Econômicas e Administração, no Campus Laranjeiras do Sul, o trabalho visa preencher lacunas deixadas durante as aulas regulares e auxiliar na assimilação dos conceitos abordados. Essa monitoria, portanto, surge como uma ferramenta para reforçar o aprendizado, oferecendo um suporte adicional aos estudantes. O embasamento teórico se apoia em obras de autores como Ernani Ott (2012), José Kobori (2012), Soares Faria e Oliveira (2019), Souza, Virgens e Rego (2023), Cutti e Hofmann (2020), Bauren Santos e Cantielri (2020), os quais adotam uma abordagem baseada na análise fundamentalista. Esses autores oferecem uma base sólida para a compreensão dos principais conceitos contábeis, proporcionando aos estudantes uma visão abrangente e aprofundada dos temas tratados. Além disso, a análise fundamentalista é uma metodologia essencial para entender a saúde financeira de uma empresa, o que torna esses estudos ainda mais relevantes para os alunos. Os temas principais que serão abordados na monitoria incluem a interpretação e análise do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa e os modelos de previsão de Fleuriet e Kanitz. Esses são elementos fundamentais da contabilidade, que permitem uma compreensão da situação financeira e do desempenho econômico e financeiro de uma empresa. A monitoria também se concentrará na utilização de indicadores como Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Lucratividade, os quais são indicadores indispensáveis para a análise econômica financeira. Para facilitar o acesso ao conhecimento, serão disponibilizados materiais de leitura complementares e produzidos vídeos explicativos do conteúdo. Esses recursos multimídia serão especialmente úteis para os estudantes que, por qualquer razão, não puderem comparecer presencialmente no horário da monitoria. Dessa forma, garante-se que todos os alunos tenham a oportunidade de revisar os conteúdos no seu próprio ritmo e conforme sua disponibilidade, aumentando a acessibilidade e a inclusão no processo educativo. A metodologia adotada visa oferecer uma assistência mais individualizada aos alunos que participarem das sessões de monitoria presencial. Durante essas sessões, os alunos poderão esclarecer dúvidas específicas e receber orientação personalizada. O resultado esperado com a implementação dessa monitoria é uma maior clareza dos conteúdos e uma melhor compreensão das atividades propostas ao longo do componente curricular. Espera-se que os estudantes não apenas melhorem seu desempenho acadêmico, mas também desenvolvam uma base sólida em contabilidade, o que será fundamental para seu futuro profissional, seja como economista ou como administrador. 

Downloads

Publicado

02-10-2024

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Ensino - Campus Laranjeiras do Sul