ANÁLISE SÓCIO-POLÍTICA DA OBMEP
A PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO ADAPTAÇÃO DE PROVAS À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação Matemática; OBMEP; Inclusão; Direitos.Resumo
O presente artigo surge das inquietações discutidas na Componente Curricular de Ensino da Matemática, no contexto das discussões sobre a não inclusão de pessoas com deficiência na realização – ou não realização, da prova nacional OBMEP, visto que um de seus objetivos é a promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Tal pesquisa tem por finalidade analisar o âmbito sócio-político da OBMEP, traçando uma linha do tempo histórica e de seus ordenamentos legais, problematizando por fim, a ausência de provas adaptadas à alunos com deficiência intelectual. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, a partir da qual são problematizadas as implicações da não inclusão, em contraponto aos direitos das pessoas com deficiência e os prejuízos causados aos alunos que são excluídos e sentem-se impotentes e desmotivados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.