ANÁLISE SÓCIO-POLÍTICA DA OBMEP

A PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO ADAPTAÇÃO DE PROVAS À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Laura Christina Hagers Meng UFFS
  • Adriana Richit

Palavras-chave:

Educação Matemática; OBMEP; Inclusão; Direitos.

Resumo

O presente artigo surge das inquietações discutidas na Componente Curricular de Ensino da Matemática, no contexto das discussões sobre a não inclusão de pessoas com deficiência na realização – ou não realização, da prova nacional OBMEP, visto que um de seus objetivos é a promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Tal pesquisa tem por finalidade analisar o âmbito sócio-político da OBMEP, traçando uma linha do tempo histórica e de seus ordenamentos legais, problematizando por fim, a ausência de provas adaptadas à alunos com deficiência intelectual. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, a partir da qual são problematizadas as implicações da não inclusão, em contraponto aos direitos das pessoas com deficiência e os prejuízos causados aos alunos que são excluídos e sentem-se impotentes e desmotivados.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim