UMA AULA DE FÍSICA UMA AULA DE FÍSICA SOBRE O PRISMA DOS ESTUDOS DE AULA
Palavras-chave:
Estudos de Aula ; Formação Continuada; Planejamento Curricular; Física; Nanotecnologia.Resumo
A perspectiva dos estudos de aulas tem como foco principal análisar o processo de construção das aprendizagem de estudantes em sala de aula, retirando o peso central do professor como detentor de saber, essa forma de trabalho na área da educação tem ganho destaque significativo no Brasil e já é realidade difundida em outros países. Na cidade de Erechim com a parceria entre Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau – Erechim/RS, Secretaria de Estado da Educação do RS,15ª Coordenadoria Regional de Educação – Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus de Erechim, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Lisboa - Portugal, já temos algumas experiências no campo da matemática e da física. Sendo assim, destacamos que este é um trabalho coletivo que foi realizado no decorrer do ano de 2024, com encontros quinzenais, organizado em nove encontros formativos em que professores da rede estadual de ensino se desafiaram a criar uma aula de física em que os protagonistas do processo fossem os estudantes no processo de descobrir, aprender, significar o conteúdo. O tema a ser trabalhado foi ondas de radiação e a nanotecnologia presente nos filtros de proteção solar, para a realização desta atividade foi utilizada a luz ultravioleta e a experimentação de marcas diversas separadas em doi grupos, físicos e químicos com e sem nanotecnologia, respeitanto apenas o mesmo fator de proteção, filtro 50. A turma escolhida pelo grupo de professores para ser desenvolvida a atividade, foi uma turma de segundo ano do Ensino Médio. É importante resaltar que desde a escolha temática, a organização do espaço em sala de aula, instrumentos a serem utilizados, passo-a-passo da pesquisa foram construídos de forma coletiva de maneira que o sujeito central aqui (estudantes) estivessem sempre em perspectiva. Durante todo o processo formativo muitas indagações, curiosidades e expectativas surgiram de forma que o próprio grupo de maneira dialogada foi capaz de sana-las, nos apontando para a importância do debate, da comunicação em grupo. A experiência final não foi realizada até o momento da submissão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.