DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO

A DISSONÂNCIA ENTRE AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E POSSÍVEIS ESCOLHAS DE CARREIRA EM REALEZA, PARANÁ

Autores

  • Reidiner Roberto Reina Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Victor Gudoski
  • Viviane Scheibel de Almeida
  • Hudison Haskel
  • Flavio So
  • Caroline Ferreira

Palavras-chave:

Inteligências Múltiplas, Perfil profissional, Educação Básica, Novo Ensino Médio

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM), implantado em 2022, tem como objetivo central desenvolver
competências individuais dos estudantes, alinhadas com suas aptidões naturais, o que se
contrapõe ao modelo anterior, que se concentrava em uma preparação mais ampla.
Buscando um olhar crítico sobre tal mudança, uma consulta foi realizada nos terceiros anos
do Ensino Médio de três escolas na cidade de Realeza-PR, que contou com a participação
de 103 estudantes. O estudo investigou o impacto dessa abordagem nas escolhas de carreira
dos alunos, com foco na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Esta teoria propõe
que os indivíduos possuem diferentes tipos de inteligência, como a capacidade linguística,
lógico-matemática, interpessoal, musical, entre outras e podem influenciar as preferências
e aptidões dos estudantes, direcionando suas escolhas de carreira. A metodologia incluiu a
aplicação de questionários baseados nas oito inteligências múltiplas propostas por Gardner,
de forma livre, anônima e consentida. Cada inteligência foi avaliada por meio de três
perguntas de múltipla escolha. Além disso, os alunos foram questionados sobre suas
preferências de cursos de graduação. Os resultados obtidos revelaram uma discrepância
significativa entre as escolhas de carreira dos estudantes e seus perfis de inteligências
múltiplas. Em suma, a maioria dos alunos não demonstrou ter aptidões naturais compatíveis
com as áreas de conhecimento nas quais planejam seguir carreira. A análise detalhada
mostrou que apenas duas das escolas investigadas apresentaram alguma correspondência
entre as preferências de carreira dos alunos e suas inteligências múltiplas, especificamente
nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências da Saúde. Essa falta de alinhamento entre as
preferências de carreira e as inteligências múltiplas dos alunos levanta questionamentos
sobre a eficácia do NEM em promover um desenvolvimento cognitivo adequado durante o
Ensino Médio. Os resultados sugerem que muitos estudantes podem estar fazendo escolhas
de formação que não estão em harmonia com suas habilidades inatas, o que pode
comprometer o alcance de seus objetivos profissionais sugerindo, por exemplo, a
necessidade de uma orientação vocacional nas escolas.

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Publicado

12-10-2024

Edição

Seção

Outros - Ensino - Campus Realeza