MONITORIA ACADÊMICA EM BIOLOGIA CELULAR PARA AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Guilherme Cabral Wancura Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Denise Cargnelutti

Palavras-chave:

Complexidade; Conhecimento; Ensino-aprendizagem

Resumo

A Biologia Celular envolve o estudo da célula, a menor unidade da vida, e sua estrutura e funcionamento, permitindo o entendimento dos processos que ocorrem em organismos vivos, além de ser uma área do conhecimento que atua de forma conjunta com outras disciplinas do ramo das Ciências Biológicas. Também, a Biologia Celular funciona como componente curricular base, pois aborda assuntos e conceitos que serão recapitulados em disciplinas futuras na graduação em Ciências Biológicas. Ademais, muitos estudantes encontram dificuldades em compreender os tópicos abordados devido à complexidade da disciplina, além de sua ementa ser bastante densa. Além disso, o ensino precário de Biologia ofertado no ensino médio acarreta ainda mais para a desmotivação do discente, podendo ocasionar na desistência do componente curricular ou até mesmo na evasão da instituição.  Sobre esse viés, a monitoria acadêmica possui um papel importante em identificar e solucionar possíveis dificuldades existentes na disciplina, além de otimizar a comunicação entre os discentes e o docente responsável pela disciplina. Dessa forma, a monitoria teve por objetivo prestar auxílio aos estudantes matriculados na disciplina de Biologia Celular, além de avaliar se a mesma contribui para o processo de ensino-aprendizagem. O monitor ficou responsável por auxiliar os discentes em tirar dúvidas referentes aos assuntos abordados em aula teórica, acompanhar e prestar apoio durante as aulas práticas laboratoriais, organizar e preparar material para aulas práticas quando solicitado, recuperação de aulas práticas e elaboração de listas de exercícios de revisão de conteúdo, sendo as demais atividades orientadas pela docente da disciplina. Também, foi elaborado um questionário a fim de avaliar o grau de satisfação dos estudantes em relação a monitoria. A turma de Biologia Celular, composta por cerca de 27 discentes, mas apenas 20 responderam o questionário, fez uma avaliação positiva da monitoria, no qual foi destacado a importância do monitor nas aulas práticas, visto que a maioria dos discentes teve o primeiro contato com o microscópio, e também nas aulas de reforço para tirar dúvidas e revisões dos conteúdos. Também, a maioria dos alunos se sentiu mais motivado no aprendizado da disciplina com o auxílio da monitoria, com aprovação total da turma. Portanto, a monitoria apresentou-se eficaz para o processo de aprendizagem, sendo uma estratégia essencial para otimizar o ensino da Biologia Celular no Curso de graduação em Ciências Biológicas Bacharelado.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Erechim