PEDAGOGIA DA AUTONOMIA:

INTERPRETAÇÕES

Autores

  • Lucimara Espich Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS
  • Kassieli Lima
  • Luciano Kadzerski.
  • Marli Klumb

Palavras-chave:

autonomia; formação continuada; práxis pedagógicas.

Resumo

Este trabalho baseia-se no livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, que oferece orientações para a prática educativa. A obra incentiva a reflexão crítica, a dialogicidade e a ação transformadora. Freire (1996) destaca a importância da educação emancipadora e contínua, focada na construção de uma prática pedagógica crítica e humanizadora. O autor defende uma práxis que promova a autonomia dos alunos, evitando o autoritarismo, e enfatiza o papel do educador como mediador do conhecimento e agente de mudança social. A educação, segundo Freire, é um ato político fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim