REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO SOBRE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL
Palavras-chave:
postagem, engajamento, inspeção de dutos de origem animalResumo
O Instagram é uma rede social que possui diversos usuários no Brasil, e se destaca pela sua simplicidade e pelas ferramentas que possibilitam uma ampla divulgação de informações e engajamento com o público. A plataforma é versátil e pode ser utilizada para diversas finalidades, desde a divulgação de eventos até a publicação de temas relevantes. É possível destacar também iniciativas que vão desde a conscientização sobre questões ambientais, como a preservação dos biomas brasileiros, até outros temas de interesse público, ajudando a educar e mobilizar a comunidade. O perfil @vet.alimentosuffs foi desenvolvido pelos membros do Projeto de Extensão em Inspeção de Produtos de Origem Animal com o objetivo de informar e divulgar conteúdos relacionados ao veterinário que atua na área de alimentos. Além disso, pretendeu-se engajar o público em geral e a comunidade acadêmica, promovendo a troca de informações e a participação em eventos. Os conteúdos abordaram temas como a microbiologia de alimentos, boas práticas de fabricação, etapas da produção de alimentos e a compreensão das regulamentações que garantem conformidade com os padrões de qualidade e segurança alimentar. Até o momento foram publicados 4 quizzes interativos que testaram o conhecimento dos seguidores, foram também publicados no perfil 2 postagens explicativas do projeto, acompanhadas de fotos dos participantes, e também, 5 postagens relacionadas a regulamentações e inspeção de alimentos de origem animal. Além disso, foram produzidos 3 vídeos explicando temas essenciais de boas práticas de fabricação e a microbiologia de alimentos. O engajamento tem se mostrado promissor, em que os quizzes interativos e as postagens sobre regulamentações e produção de alimentos geraram grande participação dos seguidores com perfil do projeto, mostrando que esse tema é de grande relevância. Além disso, a experiência de criação de conteúdo educativo e informativo exigiu grandes pesquisas por parte dos membros do projeto, garantindo um maior entendimento sobre, e também, proporcionou aprimorar habilidades de comunicação e criatividade, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico. O uso do Instagram para postagens do projeto de extensão demonstrou aumentar a conscientização do público envolvido.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.