A ABORDAGEM DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA PRÁTICA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Autores

  • Caroline Taís Link Universidade Federal Da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Jeize De Fátima Batista
  • Ana Cecília Gonçalves

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Sequência didática, Texto dissertativo-argumentativo, Ensino médio, Desenvolvimento crítico

Resumo

O presente trabalho descreve uma experiência educativa realizada em 2024 durante o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II do curso de Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo. A pesquisa foi conduzida com alunos do 1º ano do ensino médio do curso normal de uma escola de Cândido Godói- RS, e teve como foco a aplicação de uma Sequência Didática sobre a cultura do cancelamento. A Sequência Didática foi baseada na redação do ENEM e seguiu as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase no desenvolvimento de habilidades críticas dos alunos. A fundamentação teórica da prática foi baseada em autores como Isabel Solé, que propõe estratégias de leitura estruturadas em três etapas: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com o objetivo de auxiliar na compreensão e interpretação dos textos pelos alunos. Além disso, a abordagem considerou conceitos de João Wanderley Geraldi, que enfatiza a importância de formar um sujeito crítico e leitor por meio da exploração de temas relevantes do cotidiano. Ademais, as atividades foram guiadas por bilhetes orientadores propostos por Cristiane Fuzer, que proporcionaram aos alunos uma compreensão clara do que foi escrito e os incentivaram a reescrever seus textos com o objetivo de aprimorá-los. A metodologia envolveu a introdução ao tema da cultura do cancelamento, seguida por discussões, leituras, análises, atividades de leitura, análise linguística, atividades interpretativas e estruturais e a produção de textos dissertativo-argumentativos. O processo também incluiu feedback individualizado, que permitiu aos alunos revisarem e aprimorarem suas redações. Nessa perspectiva, o estudo destaca a importância do texto dissertativo-argumentativo como ferramenta essencial no ensino da Língua Portuguesa no ensino médio, tanto para o desenvolvimento das habilidades de escrita e pensamento crítico quanto para a preparação para o ENEM e para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Assim, este trabalho evidencia a importância e a eficácia da Sequência Didática como ferramenta pedagógica aliada ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. As atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II demonstraram que a
abordagem centrada na redação não apenas prepara os alunos para a prova do ENEM, mas também os capacita a desenvolver habilidades argumentativas, críticas, reflexivas e expressivas. Considerando os resultados positivos, acredita-se que esta abordagem pode servir como referência inspiradora para educadores, contribuindo para uma educação mais significativa e transformadora no contexto do Novo Ensino Médio, que surge como uma resposta dinâmica e adaptativa às demandas contemporâneas da educação. Com uma abordagem mais flexível e integrada, busca-se não apenas transmitir conhecimentos, mas
também desenvolver habilidades essenciais para a vida dos estudantes.

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Publicado

12-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Cerro Largo