DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO LINKEDIN
RELATO DE CASO
Palavras-chave:
divulgação científica, sociedade, segurança alimentarResumo
A divulgação científica desempenha um papel crucial para a sociedade. Pois, através dela é possível que o conhecimento produzido nas universidades seja acessível a um público de forma geral. Deste modo, a desinformação é combatida e se fortalece a confiança na ciência. Com o propósito de tornar a ciência acessível, o projeto de extensão Condições Higiênico Sanitárias de Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal confeccionou artigos técnicos para divulgação de conteúdo no LinkedIn. Essa plataforma foi escolhida por ser uma rede social profissional, com objetivo de conectar diversos profissionais de áreas diferentes possibilitando conexões de networking, focando em seu potencial de alcance e de interação com o público. Para a seleção dos temas foram escolhidos assuntos relevantes e de interesse para o público leigo, assim como os profissionais da área, em uma linguagem acessível, clara e informativa, e também em uma escrita curta. Para a pesquisa e revisão bibliográfica foram selecionadas fontes seguras e atualizadas, com informações técnicas para o embasamento dos
artigos. Durante a publicação e a divulgação foram utilizadas como técnicas para aumentar o engajamento e a visibilidade das postagens, imagens chamativas que se assimilaram com o texto e hashtags. O monitoramento de interações e feedback de leitores foi muito importante para o sucesso desta atividade. O primeiro artigo publicado focou na exploração dos riscos e mitos associados ao descongelamento e recongelamento de alimentos, com foco nas recomendações de segurança alimentar. O segundo artigo publicado discutiu sobre a formação dos buracos em queijos. Já o terceiro artigo trata sobre a formação de biofilmes em superfícies que estão em contato com alimentos e quais são as suas implicações para a saúde pública. Na quarta publicação discutiu-se sobre o uso de barba em ambientes de produção de alimentos. Ao relatar sobre microrganismos que desempenham papel nas interações ecológicas e na saúde dos ecossistemas, contribui-se para a construção de uma sociedade mais informada e consciente sobre a conservação ambiental. Por fim, a experiência demonstrou que o LinkedIn é uma plataforma positiva para a divulgação de conhecimento científico, pois o feedback positivo reforça a importância de continuar utilizando redes sociais para disseminar informações de forma acessível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.