JOGO PARA REVISÃO DE CONTEÚDO SOBRE PRODUÇÃO DE LÁCTEOS
Palavras-chave:
Leite, Controle Sanitário, Tecnologia de Alimentos, Inovação Educacional, Metodologia AtivaResumo
A produção de alimentos lácteos no Brasil exige um profundo conhecimento técnico e
prático. Cada bioma oferece condições ambientais específicas que influenciam a
alimentação e o bem-estar do gado leiteiro, impactando a qualidade do leite e dos produtos
lácteos. Processos como pasteurização, fermentação e maturação requerem rigorosos
controles de qualidade e adaptação às condições locais, como temperatura e umidade, para
garantir a segurança e qualidade dos produtos. O objetivo da atividade foi proporcionar
para os alunos a revisão de produção destes alimentos através de um jogo. A atividade foi
desenvolvida pelos discentes do Projeto de Extensão em Inspeção de Produtos de Origem
Animal junto à professora orientadora e aplicada na disciplina de Inspeção de Produtos de
Origem Animal I do primeiro semestre de 2024 do curso de medicina veterinária da
Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Para esse exercício foi utilizado o
fluxograma de produção de queijo, iogurte e manteiga. O alimento em questão apresentava
um defeito e os alunos deveriam passar por cada etapa de produção e encontrar o erro
cometido simulando uma situação real dentro de uma indústria, além de incentivar o
trabalho em equipe e o raciocínio para desvendar as pistas. Sendo assim, os alunos foram
divididos em empresas (grupos), e após os temas serem sorteados, cada grupo recebeu uma
folha no ponto de partida contendo a primeira pista com a charada que indicava o local do
campus da próxima etapa de produção, apresentando informações relevantes para
encontrar o caminho do jogo. Nos pontos indicados eram encontradas dicas físicas como
potes de manteiga, frascos de iogurte, quebra-cabeças entre outros, junto de Qrcodes que
indicavam a etapa subsequente. Após a passagem por todas as dicas, os estudantes
deveriam analisar todas as informações para chegar a uma conclusão com suas respectivas
equipes. De volta ao ponto de partida o grupo deveria discutir sobre os achados e planejar
uma apresentação sobre o que achavam que havia ocorrido para gerar aquele produto
defeituoso, a apresentação ocorreu na semana seguinte para toda turma. A turma era
composta de 50 discentes: 6 grupos (composto por no mínimo uma dupla até quatro
alunos) pesquisaram cada tipo de alimento. Apesar de alguns grupos terem dificuldades ao
encontrar o erro proposto e outros não acertarem o gabarito, foi um exercício interessante e
promissor para o aprendizado e fixação de conteúdo ao estimular o pensamento lógico e a
pesquisa pelas respostas nos materiais da disciplina. Assim, os alunos tiveram a
oportunidade de vivenciar uma situação real de inspeção e produção, com uma abordagem
prática e interativa que não apenas reforçou o aprendizado, mas também destacou a
importância da adaptação às condições regionais, e do controle rigoroso de qualidade na
indústria de alimentos lácteos.
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