EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Thymus vulgaris NA NORMALIDADE DE PLÂNTULAS DE MILHO ARMAZENADO
Resumo
A cultura do milho possui grande relevância para a agricultura mundial. No brasil, é amplamente difundida em todas as regiões, com importância na geração de renda e também para a segurança alimentar, em especial para as unidades produtivas familiares. Neste sentido, assumindo a importância da cultura, associado aos debates que envolvem a sustentabilidade dos processos produtivos e a adoção de métodos alternativos aos pesticidas químicos convencionais, discussões sobre o uso de óleos essenciais durante o armazenamento das sementes de milho são fundamentais para a cadeia produtiva. Desta forma, objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito da aplicação do óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris) na normalidade de plântulas de milho submetidas ao processo de armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Sementes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Chapecó - SC, no ano de 2023. Sendo utilizadas para realização dos experimentos, sementes da variedade de milho crioulo Pixurum, obtidas de agricultor familiar local. O experimento foi conduzido conforme o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (3 x 3), com 4 repetições. O primeiro fator foi a dose do óleo utilizada: 0,0, 1,0 e 3,0 L t-1, o segundo fator foi o tempo de armazenamento: 0, 50 e 100 dias. O óleo essencial de tomilho foi adquirido de empresa comercial. A obtenção do óleo microencapsulado foi conforme método de Tomazelli Junior et al. (2018). As sementes de milho foram impregnadas com os tratamentos correspondentes e submetidas ao armazenamento em potes não herméticos. Sendo retiradas alíquotas nos tempos 0, 50 e 100 dias para a realização da análise de germinação, de acordo com as Regras para Análise de Sementes (RAS), e avaliadas aos 4 e 10 dias após a instalação do experimento. Os resultados demonstram que a porcentagem de plântulas normais, de forma geral, tanto aos 4 dias quanto aos 10 dias, apresentou comportamento semelhante, sendo observado que o aumento da dose do óleo reduziu a normalidade das plântulas em todos os tempos de armazenamento, sem em média, observada redução em torno de 24, 22 e 37% entre a testemunha e a dose de 3 L t-1, respectivamente para os tempos 0, 50 e 100 dias. Bem como, o tempo de armazenamento contribuiu para a redução na normalidade aos 100 dias. Conclui-se que, a aplicação de óleo essencial de tomilho em milho, apresenta melhores resultados na dose de 1,0 L t-1 e que o armazenamento não altera de forma significativa a normalidade de plântulas nos 10 dias da análise.
Copyright (c) 2023 THAYS CAMPOS ZILLE DUTRA, Ana Carolyne Victória de Oliveira, Bruno Bittencourt, Willian Floriano Carvalho de Castro, Ana Carolina Sampaio Silva, Lisiê Dobrachinsky da Silva, Ana julia Falchetti da Silva, Daiane Kehl Kolling, Abner Pereira, Deyvidy Maiky dos Santos, André Luiz Radunz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.