PROJETO “QUÍMICA PARA O ENEM”: UM RELATO SOBRE O PLANEJAMENTO E INÍCIO DAS ATIVIDADES NO LABORATÓRIO

  • Caroline Freitas dos Santos Oliveira UFFS
  • Miquéias de Castro da Silva
  • Patricia Foletto
Palavras-chave: Química ENEM, projeto de extensão; Química Inorgânica

Resumo

O presente trabalho consiste em um  relato de experiência acerca da vivência sobre o planejamento das ações de um projeto de Extensão intitulado “Química para o ENEM” que teve início no segundo semestre de 2023. Nele participam discentes de cursos da Química Licenciatura e Engenharia Ambiental e Sanitária, Professor da educação básica e Docentes das áreas de Química e Técnicos de Laboratório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Nosso olhar esteve direcionado para alunos do terceiro ano do ensino médio da rede básica de ensino, em especial aos interessados em realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto tem como objetivo promover a revisão de temas relacionados às reações químicas por meio de práticas experimentais, levando em consideração aspectos ambientais. Os planejamentos das ações partiram através de algumas reuniões com os integrantes do projeto realizadas de forma presencial no bloco dos laboratórios da UFFS, mediado por um docente e os discentes voluntários. A primeira pauta implicou na escolha da área da Química que seriam desenvolvidas as atividades, sendo escolhida entre os integrantes, a inorgânica. Logo após, a segunda pauta discutida foi referente a temática, sendo definida a relação dos experimentos e  o aquecimento global e seus impactos ambientais. Após, cada integrante do projeto foi desafiado a escolher duas questões que envolvessem a área da Química Inorgânica e o aquecimento global dentro do site “quimica do schno” para contextualizar a química em temas emergentes através da parte prática e da parte teórica com foco em questões que já foram abordadas nas últimas edições do ENEM. Em um primeiro momento os integrantes apresentaram no total sete propostas, das quais foram selecionadas algumas para viabilizar a reprodução em laboratório. Os experimentos foram escolhidos de acordo com a disponibilidade de materiais e vidrarias que os laboratórios da UFFS dispunham. Uma vez que foi certificada a viabilidade das reproduções experimentais, foi criado um convite para encaminhar às instituições de ensino médio. Estas que por sua vez deram retorno aceitando o convite e o projeto foi posto em prática. Indicamos que a colaboração na execução do projeto agregou não só o conhecimento científico, mas também, ampliou nosso olhar frente a escolha cuidadosa de cada experimento ofertado na oficina proposta e também dialogamos a relevância da experimentação, contextualizando com impactos ambientais, tais que acontecem todos os dias e não percebemos. Também proporcionou aos alunos da escola básica de ensino vivenciar atividades dentro da universidade, assim instigando os alunos a continuar estudando e participar dos desafios conseguinte ao ensino médio.

Publicado
24-10-2023