O IMPACTO DOS VÍDEOS NA APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Elisangela Ferreira dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann
Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino em Ciências; Recursos Midiáticos

Resumo

A evolução tecnológica acompanha as pessoas a cada dia, levando-as a utilizar dessas tecnologias para suprir suas necessidades pessoais, sem calcular a magnitude que essa tecnologia pode atingir. O uso adequado do que está disponível é muito bem vindo em sala de aula, desde que tome os devidos cuidados quanto ao seu uso. E quando se trata de Educação Ambiental (EA), um tema sensível, a utilização de vídeos pode contribuir no entendimento da EA e proporcionar uma perspectiva diferente aos alunos. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), artigos que mencionam os descritores “Filmes, vídeos e/ou documentários” e avaliar se essa mídia auxilia os alunos na compreensão sobre a temática EA. A análise foi realizada nos artigos do ano de 2018 a 2022, resultando em total de 382 artigos identificados, onde 68 foram selecionados para uma análise mais minuciosa, e apenas 6 artigos fizeram referência aos descritores, identificados como A1 a A6. Em A1- Documentário: Porque a Biodiversidade é importante para nós? ele foi utilizado para explicar o conceito do utilitarismo. A2- Vídeo: De onde vem? A energia elétrica. O artigo explora como o EA é utilizada por empresas de consultoria ambiental para abordar os impactos ambientais da indústria energética. A3- Documentário: A história das Coisas (Story of Stuff), Cria uma discussão de que a EA não deveria ser somente um tema. A4- Filme: Curta metragem: Life in Syntropy. O artigo apresenta resultados da experiência de educação de EA na agroecologia, pensando em futuros projetos de EA em escolas comunitárias. A5- Documentário: Chico Mendes, o preço da floresta. O artigo incentiva a discussão em sala de aula sobre conflitos socioecológicos na Baixada Fluminense. E A6- Filme: O lucro acima da vida, Documentário: A lei da água – Novo Código Florestal, Compostagem, Por Que Não? E Before the Flood. O objetivo é encorajar os indivíduos a refletirem sobre as origens e os resultados da crise ecológica. É de suma importância destacar o papel que a mídia pode desempenhar na ampliação dos horizontes dos estudantes no que diz respeito à EA. Isso nos faz pensar em utilizar recursos midiáticos para despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem, a fim de adquirir conhecimentos de EA de forma mais eficaz no ambiente escolar. É extremamente importante destacar o papel que os meios de comunicação podem desempenhar no alargamento dos horizontes dos estudantes no que diz respeito à EA. Portanto, o objetivo da introdução de recursos midiáticos desde a fase inicial do ensino é ajudar os alunos a desenvolverem conhecimentos de forma independente e ajudá-los a despertar a curiosidade e a compreensão em EA.

Publicado
24-10-2023