BIBLIOTECA E LITERATURA INFANTIL: UM ENCONTRO NEM SEMPRE MARCADO
Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a importância do estágio não obrigatório na formação de licenciandos em Pedagogia, destacando a literatura infantil como uma proposta potente para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. A possibilidade de atuar na biblioteca da escola, como estagiária, tem me proporcionado repensar não só sobre a importância da literatura infantil para as crianças, como também para minha formação como futura pedagoga. Os objetivos do estágio incluem promover a contação de histórias, coletar dados sobre as preferências das crianças e incentivar a participação dos educadores na promoção da leitura. A metodologia destaca o trabalho colaborativo e a supervisão para o aprimoramento profissional. Concluímos que a ação pedagógica no âmbito da literatura infantil e a biblioteca como espaço de estágio não obrigatório tem possibilitado aprendizagens formativas. Por vezes, o encontro acontece na biblioteca, quando professoras e crianças querem estar presentes nesse espaço. Outras vezes, sem encontro marcado, me vejo realizando essa contação de histórias na própria sala de aula em que estão as crianças. A biblioteca é um espaço que merece cuidado, que precisa ser vivo de imaginação, de outros inícios e novos fins. Para isso, crianças, adolescentes, docentes e gestão escolar precisam olhar para a biblioteca como um espaço pulsante da escola, como espaço vivo de infinitas aprendizagens. Além disso, o estágio não obrigatório permite aos licenciados em Pedagogia uma maior aproximação com o cotidiano da escola, assim como vivenciar ricas experiência no campo da literatura infantil como repertório formativo.
Copyright (c) 2023 Luise Basso Richetti, Silvania Regina Pellenz Irgang
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