A EXTENSÃO COMO DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO DA UFFS

  • Cecília Hauffe de Lima
  • Felipe Belleti Alexandre UFFS
  • Helena Kanieski Cariolato UFFS
  • Rafael Francisco dos Santos
Palavras-chave: Educação, Universidade, ENEM

Resumo

O projeto de extensão “Cursinho Pré-Universitário Popular Integração” é uma ação que busca preparar os estudantes oriundos do ensino público para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um importante meio que abre portas para o ensino superior, principalmente para universidades públicas que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona os estudantes a partir da média conquistada no ENEM. Durante a pandemia decorrente do covid-19, foi possível analisar o número cada vez menor de inscritos no ENEM, sendo 2022 o ano com menor inscritos da história do exame, com um número pouco mais de 3,3 milhões e dados indicando que um a cada quatro estudantes que se formam no ensino público realizam o exame. Diante deste cenário de maior evidência da desigualdade acerca do ingresso das universidades, surge a necessidade de uma preparação dos estudantes de escolas públicas para um melhor aproveitamento do ENEM, assim, aumentando a oportunidade de conquistar uma vaga nas universidades públicas. Diante da intenção de validar a importância da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para o desenvolvimento de pesquisa e ciência na cidade, o projeto Integração busca auxiliar os pré-vestibulandos locais no acesso direto da escola ao ensino superior - usando do histórico da instituição em relação a movimentos sociais populares como paralelo de coerência para o desenvolvimento de um cursinho que intencione uma constante de frequência de pessoas oriundas das classes populares, trabalhadores e filhos de trabalhadores, no campus Erechim.  Assim, o projeto exposto se realiza a partir de aulas aos sábados com professores voluntários, sendo estes, discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Arquitetura e Urbanismo, História, Geografia, Ciências Sociais e Engenharia Ambiental e Sanitária até o momento, docentes e técnicos-administrativos da UFFS – Campus Erechim, com estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas públicas da região da universidade, na Câmara de Vereadores do município de Erechim. O trabalho voluntário possibilitou o desenvolvimento de 34 aulas focadas no conteúdo específico da prova do ENEM, além da aplicação de um simulado e apresentação de outros projetos aos alunos do cursinho, como o oferecimento de apoio estudantil pelo grupo PET Práxis das UFFS. As aulas, com foco nos trabalhadores impossibilitados de modelos tradicionais de cursos pré-vestibular que não abrangem as classes populares no planejamento atual, foram regidas aos sábados por um período de 4 meses, das 8h às 12h, ininterruptamente até a evasão dos alunos intervir diretamente no funcionamento do projeto e necessitar um encurtamento de horas inicialmente propostas como 6 meses de trabalho. O projeto é uma iniciativa voluntária que busca democratizar o ensino superior, possibilitar o ingresso de jovens periféricos nas universidades, principalmente na Universidade Federal da Fronteira Sul, que conta com cada vez menos procura nos seus cursos de graduação, acarretando diretamente no bom aproveitamento da comunidade acerca do espaço da universidade, que foi conquistado após lutas sociais para aqueles que buscam por uma educação gratuita e de qualidade.

Publicado
25-10-2023