referido O ENSINO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

  • Vitor de Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • SOFIA ARIAS HERNANDEZ
Palavras-chave: Monitoria; Ensino; Aprendizagem

Resumo

O referido projeto de ensino, visa proporcionar melhores condições de aprendizagem aos estudantes de graduação, além de permitir que os estudantes monitores possam ter a vivência da docência e maior contato com a prática científica. Desta forma, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação da UFFS. Evidencia-se a necessidade e importância de um projeto de monitoria, visando facilitar o processo ensino aprendizagem, considerando que a monitoria assegura a oportunidade de cooperação mútua entre o corpo discente e docente, entre outros elementos educativos. Isso proporciona uma experiência de vida acadêmica ainda mais rica. Além disso, esse tipo de atividade estimula os estudantes a participarem de projetos de extensão e pesquisa e a tomarem gosto pela carreira acadêmica. Salienta-se ainda que o conhecimento matemático é fundamental, não apenas no próprio componente, mas também em outras áreas. O projeto de monitoria atende as Licenciaturas, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática, Ciências Agrárias; Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza; Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas em Alternância; Pedagogia e o curso de Agronomia nos componentes de Matemática A e B, Estatística Básica, Cálculo I e Cálculo II. A relevância desde projeto ocorre no sentido de que atendemos prioritariamente estudantes de escolas públicas e ao considerar o elevado número de reprovações e ou abandono do componente antes de concluí-los. O monitor poderá auxiliar os acadêmicos que apresentarem dificuldades, sanando suas dúvidas por meio de atendimento individual ou em grupo, oportunizando aos mesmos um momento além da sala de aula para desenvolver estratégias na resolução de problemas e atividades matemáticas que exijam o raciocínio lógico e matemático. Visto que, segundo o perfil do projeto de monitoria, estabelece como finalidade deste projeto de ensino, promover a aproximação com a prática docente no ensino superior e contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação, envolvendo docentes e discentes, como orientadores e monitores.

Publicado
10-10-2023