Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO POPULAR: EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU – EMTC.

  • Vitor de Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • TALIANE MUNDINS DOS SANTOS
Palavras-chave: Educação; extensão; formação; Território Cantuquiriguaçu.

Resumo

O Projeto aqui apresentado tem como objetivo a formação de Professores/as e lideranças populares na perspectiva do desenvolvimento integral do Território Cantuquiriguaçu. Nesse sentido, objetiva-se contribuir no âmbito da rearticulação do movimento de Educação do Campo no território (Articulação Cantuquiriguaçu por uma Educação do Campo e do Conselho de Desenvolvimento Territorial - CONDETEC). As atividades são desenvolvidas nos municípios e na UFFS de acordo com as demandas da base. Desde a base e não como uma imposição. Construído por meio do diálogo colaborativo entre os participantes. Os resultados parciais são a execução do projeto articulado dentro de um programa, dois Projetos de extensão, um de pesquisa e dois de ensino (monitoria e grupo de estudos). Todos articulados e vinculados ao processo de desenvolvimento do território por meio da educação, considerando-se a inserção na comunidade regional de nossos acadêmicos/as como protagonistas e construtores da história. Conta-se com o envolvimento de 10 docentes, 2 técnicos, 3 bolsistas, 3 voluntários e mais de 100 pessoas da comunidade. Este projeto, para além do anunciado, pretende ser permanente e visa estar atento e contribuir para a efetividade do estabelecimento de políticas educacionais, voltadas para a educação do campo e para o desenvolvimento territorial no Território Cantuquiriguaçu. Visa-se, portanto, buscar parcerias com entes federados, entidades, movimentos sociais populares e com fundações de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, corroborando com a divulgação da produção científica, com investimentos na formação e com a cooperação científica. Portanto, o projeto se volta para a formação inicial e continuada de professores, sobretudo da educação básica, no que diz respeito à alfabetização e à educação popular.

Publicado
10-10-2023