O O PACIENTE COMO PARTÍCIPE DO CUIDADO SEGURO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A segurança do paciente garante o cuidado qualificado durante o processo de internação do paciente. Ao longo dos anos diferentes ações foram instituídas a fim de promover o cuidado seguro, mais recentemente a Organização Mundial da Saúde incluiu neste processo a participação do paciente, que envolve, a compreensão de seu papel para a efetivação do cuidado seguro. Para tanto, estabelece como necessário a aquisição de subsídios teóricos que possibilitem seu engajamento junto ao profissional e equipes de saúde. O presente relato, tem como objetivo descrever o processo de construção de um folder informativo voltado à Segurança do Paciente para a participação do paciente no processo de cuidar. Trata-se de um estudo, do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicas de Enfermagem, sendo elas bolsistas e voluntárias do Programa de Extensão intitulado “Segurança do Paciente e Integração entre Ensino e Serviço: Uma Proposta de Extensão universitária”, vinculado a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. A construção do instrumento educativo, ocorreu a partir das vivências da equipe que atua nos serviços de Segurança e Controle de infecção e das estudantes no decorrer do processo de auditorias realizadas no Hospital onde o programa desenvolve suas ações. O material contribui para a implementação das medidas de segurança considerando a participação do paciente. A partir da demanda e sugestões do serviço realizou-se uma leitura aprofundada sobre a Segurança do Paciente e buscou-se na literatura artigos científicos que tratassem de cuidados para pacientes admitidos no contexto hospitalar. Na sequência, após as leituras e buscas nas bases de dados, foram realizados alguns recortes de informações para compor a construção do material, tendo como o tema “Ajude a tornar seu cuidado mais seguro!” e através da plataforma ‘Canva’ deu-se a confecção do material. Alguns dos principais cuidados elencados no material informativo foram: “Lembre de avisar todos os medicamentos que te causam alergia”; “Antes de receber qualquer medicação, peça para o profissional de saúde o nome do medicamento e para que serve”; qualquer momento”; “Sempre confira se os dados da sua pulseira de identificação e os da placa acima da cabeceira do seu leito estão corretos”; “Garanta que todo profissional ou familiar higienize as mãos com álcool 70% antes e após tocar em você ou em área próximas, para evitar infecções. A construção do material educativo possibilitou às acadêmicas o desenvolvimento de processos reflexivos, aprimoramento de conhecimentos e de técnicas de edição de materiais. Participar de programas e projetos de extensão universitária aproximam a realidade profissional daquilo que é vivenciado durante a formação acadêmica.
Copyright (c) 2023 Tatiana Gaffuri da Silva, Monique Moreira Zandonade, Rayana da Silva Freire, Fabiana Maciel Cofferi, Paola de Matos Pascoal, Emmania Joseph, Nataniela Fiorini, Tatiana Gaffuri da Silva, Silvia Silva de Souza, Paulo Cesar da Silva, Dhiane Terríbile
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.