DOCENTE HUMANISTA EM SALAS DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO

  • Aline Pelissari Kravos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marilane Maria Wolff Paim
  • Claudiane Ribeiro
Palavras-chave: Docência; Alfabetização; Educação Humanizadora; Formação de Professores.

Resumo

Debater a formação humanista do docente nos cerca de diversas questões são relevantes quando falamos da formação inicial e continuada de professores atuantes em salas de aula de alfabetização, e ainda necessitam ser debatidas e estudadas nas instituições de formação de professores. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, junto a ela, a pesquisa bibliográfica agregando com os textos necessários a essa reflexão, que tem por objetivo, buscar com auxílios dos autores Kemp (2018), Nussbaun (2010), Marques (2012), Veiga e Silva (2012), Veiga e Viana (2012) e Borgues (2012), refletir o papel do professor alfabetizador a partir de uma questão chave para o debate, “A educação precisa das humanidades?”, pois a alfabetização muitas vezes é vista como mercadoria dentro das escolas, primeiro todas as crianças devem saber ler e escrever até onde a sociedade julga o correto, depois todos que não se apresentam no mesmo nível são julgados de diversas maneiras, sempre sendo considerados “incapazes”, “atrasados”, e comparados as demais crianças. Os professores constroem suas identidades profissionais humanistas ao longo das suas vivências pessoal e profissionais, desde quando eram crianças que frequentavam a escola, e está representa a sua individualidade e a sociedade em que está inserido, a formação inicial e continuada em que frequentam ao longo da sua formação também fazem parte dessa construção, tomando um papel de suma importância para que ele se torne um docente humanista. Conclui-se a partir desta pesquisa, a formação inicial e continuada dos professores influencia no próprio futuro dos processos de formação da identidade do docente humanista, e com o processo ele atribui mais conhecimento e desenvolve mais conhecimento que o ajudam a compreender e problematizar a realidade em que se encontra, tendo a possibilidade de intervir na própria prática e avaliá-la de maneira correta, buscando a melhor prática em salas de aula, e se tornando um professor alfabetizador humanista.

Publicado
25-10-2023