A A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE ESTADO DO CONHECIMENTO

  • Claudiane Ribeiro UFFS
  • Aline Pelissari Kravos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Marilane Maria Wolff Paim
Palavras-chave: Transição Escolar. Estratégias de Ensino. Colaboração Interníveis. Educação Infantil. Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações publicadas nos últimos cinco anos, período compreendido entre os anos de 2018 a 2022, que abordem a temática da transição escolar das crianças da educação infantil para o ensino fundamental. Construindo assim, um panorama do que estas teses e dissertações apresentam sobre as estratégias utilizadas pelos professores, para facilitar a transição das crianças entre diferentes etapas escolares, neste caso entre educação infantil e o ensino fundamental. O estudo é composto por uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, o qual consiste em um estudo sobre as pesquisas realizadas nas pós graduações a nível nacional, a plataforma selecionada para esta pesquisa, foi a da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Buscando identificar quais ações, concepções e percepções sobre a transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: examinar as práticas de comunicação com as famílias, analisar os estudos realizados sobre as diferentes etapas de ensino e conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores nas duas etapas escolares estabelecidas. Foram encontrados dezesseis trabalhos entre teses e dissertações na plataforma da BDTD, de acordo com os critérios selecionados: descritores e recorte temporal. A análise foi executada nos resumos dos dezesseis trabalhos, sendo realizada a leitura flutuante e a bibliografia anotada, a bibliografia sistematizada e a bibliografia categorizada, onde é possível levantar dados de extrema importância e relevância. Através da pesquisa do estado do conhecimento revela-se uma abordagem estratégica e colaborativa por parte dos educadores, envolvendo comunicação aberta com as famílias, colaboração entre etapas de ensino e orientação para as crianças, as quais são essenciais para uma transição bem-sucedida. A pesquisa aponta que os educadores desempenham papel central na facilitação de uma transição tranquila para as crianças. Assim, as pesquisas destacam a importância da continuidade da pesquisa no assunto para aprimorar o conhecimento atual e promover avanços futuros, destacando que essa transição vai além do acadêmico e impacta na vida de crianças, seus familiares e professores.

Publicado
25-10-2023