PESQUISA E EXTENSÃO COMO PROMOTORAS DAS COMPRAS INSTITUCIONAIS DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

  • Patricia Graziele Dallastra Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Evandro Pedro Scheneider Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Compras Públicas, Restaurante Universitário

Resumo

A compra pública da Agricultura Familiar, pela Universidade Federal da Fronteira Sul para o abastecimento dos Restaurantes Universitários iniciou no ano 2014 com a abertura do primeiro Restaurante Universitário no campus Chapecó e, atualmente presente nos seis campi, servindo mais de 2.500 refeições diárias. A instituição incentiva a aquisição de produtos da agricultura familiar pelas empresas prestadoras de serviço, com objetivo de apoiar o desenvolvimento local/regional através da promoção das cadeias curtas. Para atender à demanda pública por alimentos é necessário que se estruture o setor produtivo, qualifique a produção e padronize a oferta de alimentos de qualidade, propõem-se avaliar o banco de trabalhos do repositório institucional da UFFS e, mensurar as atividades de pesquisa e extensão com potencial para promover o programa de aquisição de alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul. A pesquisa foi realizada através da busca individual das palavras-chave “Compras Públicas”, “Agricultura Familiar”, “Restaurante Universitário”, “PAA” e “PNAE”, classificados quanto à frequência e potencial suporte ao setor.  Os textos foram analisados individualmente a partir da leitura dos títulos e resumos e classificados quanto à contribuição para a produção, a padronização de alimentos, a comercialização e a qualificação profissional de agricultores visando o abastecimento dos Restaurantes Universitários da Universidade Federal Fronteira Sul com alimentos oriundos da Agricultura Familiar. A frequência de trabalhos identificados com os temas citados ocorreu na seguinte proporção Compras Públicas 1.010; Agricultura Familiar 749; Restaurante Universitário 102, PAA 15 e PNAE 26, demonstrando que o tema é presente.  Considerando o potencial para promoção e viabilização do sistema de compra institucional verificam-se, sete trabalhos sobre compras públicas, 26 versam sobre agricultura familiar, três sobre Restaurante Universitário, seis sobre PAA e oito PNAE. Após cruzar os resultados, e excluídos os estudos duplicados, restaram 17, sendo que destes apenas três apresentaram relação direta da pesquisa ou extensão com uma contribuição no processo de compras para o abastecimento dos restaurantes da instituição, a maioria dos estudos (14) dão ênfase às políticas públicas como forma de acesso dos agricultores a esses mercados institucionais. Destaca-se que, de forma indireta os trabalhos geram conhecimento e promovem os setores de produção, processamento e comércio de alimentos ou analisam políticas públicas sobre o tema das compras públicas da agricultura familiar, os resultados apontam para necessidade de promover ações diretas de pesquisa e extensão, com vistas a superar as barreiras à ampliação da aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Publicado
24-10-2023