PROJETO MANDALA
ESPAÇO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AGROECOLOGIA, UFFS CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL
Palavras-chave:
horta didática, produção agroecológica, sistema PAISResumo
O Projeto Mandala da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul - PR tem como proposta organizar atividades de formação e capacitação em uma horta didática de base agroecológica, estabelecida em 2016. O projeto propõe expandir e agregar conhecimento e envolver os estudantes de graduação em um espaço que estimule o aprendizado de forma prática e dialógica. Ademais, também proporciona um ponto de visita de estudantes e da comunidade regional em que se mostram formas alternativas de cultivo integrado de plantas. O projeto Mandala tem como principais temas Educação Ambiental, Educação Alimentar e Nutricional e Agroecologia, que perpassam as atividades de sensibilização e formação realizadas pelo grupo. Os visitantes que conhecem este local são estimulados a trocar experiências sobre plantas alimentícias não convencionais, plantas medicinais, bioativas e hortaliças, além de conhecer as bases da Agroecologia a partir da descrição das práticas de manejo que mantêm esse agroecossistema. Devido a seu formato e a variedade de plantas presentes no mesmo, ele traz curiosidades e interesses aos visitantes. O projeto se dedica a receber associações de agricultores, estudantes de escolas da rede de Educação Básica e público em geral, que ao visitarem a UFFS/Laranjeiras do Sul participam de oficinas, dias de campo e visitas curtas neste espaço educativo. O espaço mantido pelo Projeto Mandala também é disponibilizado para aulas práticas de ensino de Graduação. Assim, desde o ano de 2022, o projeto Mandala recebeu 286 pessoas em atividades de formação e capacitação. Em termos de equipe, conta-se com 8 estudantes de graduação e 4 professoras que atuam nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura e Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Diante do desafio de curricularização da Extensão nos cursos de Graduação, a presença de espaços educativos que promovam a interdisciplinaridade se torna de maior relevância e, com isso, o Projeto Mandala se apresenta como opção, assumindo, porém, desafios para ampliar o envolvimento de estudantes e extensionistas de diversas áreas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.