EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E FUNÇÕES EXECUTIVAS COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Melissa Pereira Mello UFFS
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Atendimento Educacional Especializado; Educação Assistida por Animais; Mediação.

Resumo

Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa em andamento no mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim (UFFS). A presente pesquisa tem como tema a utilização do cão como mediador dos processos de aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos atendimentos da sala de recursos multifuncional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como questionamento é apresentado o seguinte problema: “De que forma a relação do cão através da EAA com crianças com TEA pode promover a aprendizagem de habilidades sociais e das funções executivas a partir de intervenção pedagógica AEE”? Como objetivo geral, a pesquisa se propõe a verificar de que forma os cães através da EAA podem ser utilizados como mediadores no processo do desenvolvimento de habilidades sociais e das funções executivas, favorecendo a aprendizagem de crianças com TEA, a partir de intervenção pedagógica no AEE, e temos como objetivos específicos: a) Observar a qualidade da relação entre o aluno com TEA e o cão a partir da EAA no AEE; b) Analisar se a presença do cão no atendimento do AEE pode ser um fator estimulante e um reforçador positivo para o aluno no sentido de desenvolver as habilidades sociais e funções executivas; c) Observar outras habilidades desenvolvidas na interação entre o cão e a crianças nos atendimentos do AEE. Como organização metodológica esta pesquisa é de caráter qualitativo, sua construção se dará a partir de um estudo exploratório, observacional e descritivo a partir de uma pesquisa bibliográfica que será pautada em torno de quatro eixos, iniciando com a educação especial e políticas públicas inclusivas tendo como cerne de discussão o AEE, o TEA com suas características, critérios diagnósticos, habilidades sociais e funções executivas, a Intervenção Assistida por Animais (IAA) trazendo conceitos e nomenclaturas e a abordagem da EAA na intervenção pedagógica com estudantes com TEA e por último o enlace da construção pedagógica trazendo a teoria da aprendizagem de Feuerstein com os conceitos de mediação, experiência da aprendizagem mediada e teoria da modificabilidade cognitiva estrutural. Será uma pesquisa de campo partindo dos atendimentos do AEE com três estudantes com TEA de 4, 7 e 13 anos de idade, com níveis de suporte 1 e 2, que ocorrerão no Programa de Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão (PADI) no município de Gramado/RS, ainda enquanto sujeito pertencente a pesquisa teremos um cão de intervenção assistida, devidamente treinado para a função. Como análise de dados teremos o diário de bordo e vídeos dos atendimentos e a fundamentação teórica será a partir da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006).

Publicado
14-10-2023