PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGRICULTURA DA CANTUQUIRIGUAÇU

O PAPEL DO CURSO DE AGRONOMIA NA UFFS

  • Lucas Eduardo Colaco UFFS
  • Ceyça Lia Palerosi Borges
Palavras-chave: extensão; sustentabilidade; agroecologia; práticas de campo.

Resumo

Nos cursos que formam profissionais que atuarão diretamente no campo, com o agricultor e suas famílias, exemplo da Agronomia, a perspectiva da ambientalização curricular fazendo uso de práticas extensionistas propicia uma educação preocupada com as questões sociais, ambientais e culturais, com uma visão emancipatória que possa contribuir para o desenvolvimento rural sustentável. Nessa perspectiva, o evento Workshop de Práticas de Campo, que acontece semestralmente, tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelos professores responsáveis pelas disciplinas de Prática de Campo, que são ofertadas do primeiro ao décimo período no curso de Agronomia e tem como proposta educativa promover ações articuladores entre a teoria e a prática através da abordagem transdisciplinar. Inicialmente os discentes realizam diagnósticos para identificar as necessidades dos produtores da região e através dos saberes aprendidos no curso, propõem ações agronômicas que possam sanar dificuldades ou aproveitar os potenciais desses produtores. Portanto, este resumo retrata o evento “II Workshop de Práticas de Campo, que ocorreu no dia 28/06/2023, no período da manhã, no bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Laranjeiras do Sul. Esse evento foi resultado dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Prática de Campo do primeiro semestre de 2023 pelos alunos do curso de Agronomia, que foram divididos em quatro temas, cada um sob a orientação de um professor responsável pelo seu CCR, sendo eles: “Pequenas Frutas: Amora-preta, Physalis e Framboesa”, “Propostas de Soluções para o Agro na Cantu”, “Tecnologias para produção de alimentos agroecológicos” e “Biotecnologias para controle de pragas e doenças”. As apresentações foram no formato de banners, amostra de produtos desenvolvidos e mesa redonda, contando a participação de aproximadamente 80 pessoas pertencentes ao Comitê Territorial dos Pequenos Negócios, composto por membros da iniciativa privada, poder público, universidade e sociedade civil e a comunidade interna. A participação dos acadêmicos em atividades de extensão relacionadas diretamente às suas áreas de formação são potentes fatores de estímulo a constante melhoria do desempenho acadêmico.

 As discussões de planejamento, a elaboração de materiais didáticos, a sistematização de conceitos e elaboração de relações teórico/práticas, assim como todas as etapas de organização dos eventos são desafios que instigam os acadêmicos ao desenvolvimento do conhecimento técnico-científica, à criatividade, à capacidade de se comunicar, à capacidade de interagir e atuar em equipe, ao desenvolvimento de visão interdisciplinar, assim como promover a aproximação entre os acadêmicos e a comunidade externa. 

Essa iniciativa está alinhada com o objetivo do curso de Agronomia de contribuir para o desenvolvimento agrícola sustentável na região, buscando alternativas que promovam o bem-estar da sociedade e a reformulação dos padrões normativos do desenvolvimento agrícola.

Publicado
14-10-2023