UM RELATO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UFFS

  • ADRIANO SILVA DA ROSA UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL
  • LOUISE de Lira Roedel Botelho.
Palavras-chave: Ensino; práticas; formação; CAPES.

Resumo

Os cursos de pós-graduação foram nacionalmente constituídos com o objetivo de formar professores competentes para atender a expansão do ensino-superior través da elevação dos níveis de qualidade de ensino ofertado. O estágio de docência é uma das ferramentas oferecidas pelos cursos de pós-graduação no intuito de fazer com que os bolsistas destes cursos se aproximem das práticas de ensino nestas instituições. Neste sentido, este trabalho apresenta os resultados do estágio docência ofertado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Politicas Publicas da Universidade Federal da Fronteira Sul do campus Cerro Largo/RS. Tal estágio foi realizado no curso de Administração, na disciplina Comportamento Organizacional, com o acompanhamento da professora titular deste mestrado. Desta forma, teve início no segundo semestre de 2023, com a duração de 60 hs/aula, assim, as aulas práticas teriam a participação do estagiário, sendo algumas horas aulas de sua responsabilidade. As atividades de docência incluíram a preparação dos roteiros das aulas práticas, preparação do material que será utilizado pelos alunos durante as aulas, auxílio aos alunos durante as aulas, acompanhamento das apresentações dos seminários, correção dos resumos, aplicação dos trabalhos avaliativos. Essa experiência contribuiu para a formação profissional do estagiário, permitindo fazer uma autoavaliação do desempenho como professor, além da aquisição de conhecimento e de uma postura diante da atividade de ensino. Como resultados, houve a construção das experiências de docência, o que acarretou muito para a formação do estagiário como docente, além de pesquisador. O contato com os alunos de graduação, a preparação e a execução das aulas fizeram com que adquirisse uma postura mais madura e responsável como professor. O estágio de docência possibilita aos alunos de pós-graduação uma experiência didática junto aos cursos de graduação, contribuindo para sua formação profissional, os programas de mestrado são configurados numa forma que privilegia a especialização, numa ênfase de situá-lo em sintonia e interpenetração com outras dimensões, tão necessárias e complexas para construção da identidade do ser professor. Com isso, o trabalho exercido em sala de aula proporcionou experiências significativas enquanto educador-educando, pois a realidade prática é necessária para consolidar conhecimentos adquiridos, ter a oportunidade de vivenciar junto aos alunos que responderam muito bem a esta iniciativa e acolheram muito bem a proposta de vivenciar a disciplina com a presença do estagiário, onde obtiveram os resultados alcançados satisfatórios, pois todos os alunos concluíram a disciplina com êxito. Salienta-se que tanto o aluno quanto a docente da disciplina fazem parte do Grupo de Pesquisa institucionalizado, sendo este Direitos Humanos, movimentos sociais e instituições.

 

Publicado
24-10-2023