INOVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Manoela Lorentzen Harms Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sabrina Hoffmann
  • Izabel Waszkiewicz
  • Eduarda Patan
  • Judite Scherer Wenzel
Palavras-chave: Ensino de Química, inovação, Práticas de Ensino

Resumo

No presente resumo apresenta-se como temática a inovação no Ensino de Química. Compreende-se inovação com base em Coutinho (2020), Cunha (2018) e Singer (2019). As quais indicam que inovar implica em um trabalho coletivo, buscando uma ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender, além de uma gestão participativa com protagonismo do aluno nas decisões pedagógicas, tudo isso pautado pela pesquisa. Além disso, as autoras introduzem o termo sulinar, no sentido de ir para o lado oposto, abandonar o tradicional e buscar uma nova forma de ensinar, reconhecendo o sul como a inovação, o diferente, a mudança. Com isso, objetivou-se identificar como a inovação está presente junto ao Ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica no Google Acadêmico no âmbito do componente curricular Prática de Ensino: Didática e Inovação no Ensino de Química. Os descritores utilizados foram “Inovação Química” no título, sendo o período de 2000 a 2023. A pesquisa realizada, se caracteriza como qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2001) e visa possibilitar uma compreensão acerca do uso do termo inovação no Ensino de Química. Com a busca obtivemos um total de 133 resultados, destes 49 foram citações, 28 apresentaram a temática de ensino em Química e 56 contemplaram outros temas, como aspectos da indústria, engenharia da produção, saúde entre outros. Dos 28 resultados que indicaram o ensino de química, nove foram artigos, cinco trabalhos em eventos, quatro teses, sete dissertações, dois trabalhos de conclusão de curso e um outro. Para a análise selecionou-se apenas os artigos cuja temática estava relacionada ao ensino, assim, foram analisados nove artigos. Desses 7:9 tiveram estudos relacionados a aspectos curriculares, com indicações de práticas inovadoras de ensino com uso, por exemplo, de Situações de Estudos e Unidades Didáticas. Os dois restantes foram revisões bibliográficas acerca da inovação no Ensino de Química. Em relação ao termo de inovação destacamos que em alguns dos artigos o mesmo está indicado no título porém não é explicitado no artigo. Isso retrata a importância de estudos que abordem essa temática a fim de qualificar as práticas de ensino.

Publicado
24-10-2023