PETCIÊNCIAS: INTERCONEXÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E CULTURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Resumo
O Programa de Educação Tutorial - PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo tem como principal objetivo a excelência educacional dos estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, visando a qualificação profissional baseada nos eixos de Meio Ambiente e Formação de Professores. O programa é composto por um tutor e doze acadêmicos de diferentes áreas, sendo seis de licenciatura em Ciências Biológicas, três em Química, dois em Física e um de Matemática, os quais realizam diferentes atividades envolvendo pesquisa, ensino e extensão e cultura desenvolvidas a partir do processo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). As atividades responsáveis pelo ensino dentro do programa proporcionam diversas participações em eventos e palestras, como o Curso “Ciência, Ambiente e Formação”, em que na primeira terça-feira de cada mês são realizados encontros formativos envolvendo bolsistas do PETCiências, PIBID, Residência Pedagógica e Iniciação Científica e os Ciclos formativos o qual tem como objetivo integrar atividades que beneficiem a formação inicial e continuada de professores de Ciências, além de reuniões semanais, tutoria e diálogo com tutoria e processo de planejamento, produção e avaliação contínuos do Programa. Somado a isso, o PETCiências também participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Pois, no PETCiências a pesquisa é fundamental, a qual é norteada por instrumentos que viabilizam uma análise crítica das ações e práticas pedagógicas e formativas, bem como das investigações\pesquisas em andamento, sendo utilizados o Diário de Formação (DF) e o Relato de Experiência (RE) como instrumentos que favorecem o desenvolvimento e a sistematização deste processo todo investigativo-formativo. As ações de extensão acontecem em parceria com o ensino fundamental e médio das escolas do município de Cerro Largo e região, conhecidas como "PETCiências na Escola" e "Escola vem à UFFS/PETCiências" as quais têm como finalidade possibilitar uma formação inicial aos licenciandos objetificando um contato mais abrangente com as escolas deixando-os mais preparados para o contato professor-aluno e escolaprofessor, preparando-os para a vida profissional. Essas ações de iniciação a docência compreendem a realização de práticas pedagógicas pelos bolsistas, as quais ampliam sua formação docente por meio da integração de conceitos teóricos e práticos, ao mesmo tempo em que estabelecem um contato antecipado com os alunos antes de sua entrada na fase dos estágios. Na cultura, o PETCiências tem desenvolvido a proposta do Bureau Cultural, que contextualiza e resgata atividades culturais para o campus com foco na pluralidade e inclusão, buscando um senso estético na formação. Deste modo, compreendemos que a participação no programa PETCiências é de suma importância para os licenciandos/bolsistas pois o mesmo é capaz de proporcionar o pensamento crítico e reflexivo para os futuros professores, além de, possibilitar novas experiências formativas articuladas entre ensino, pesquisa e extensão e cultura, transformando ações ao longo do transcurso de formação em Ciências.
Copyright (c) 2023 Karim Francini Herlen, Elisangela Ferreira dos Santos, Lenilson Rafael Bastos Cavalcante, Roque Ismael da Costa Güllich
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.