PETCIÊNCIAS: INTERCONEXÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E CULTURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

  • Karim Francini Herlen Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo
  • Elisangela Ferreira dos Santos
  • Lenilson Rafael Bastos Cavalcante
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Formação inicial; Ensino de ciências; Experiências formativas; Reflexão crítica.

Resumo

O Programa de Educação Tutorial - PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo tem como principal objetivo a excelência educacional dos estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química, visando a qualificação profissional baseada nos eixos de Meio Ambiente e Formação de Professores. O programa é composto por um tutor e doze acadêmicos de diferentes áreas, sendo seis de licenciatura em Ciências Biológicas, três em Química, dois em Física e um de Matemática, os quais realizam diferentes atividades envolvendo pesquisa, ensino e extensão e cultura desenvolvidas a partir do processo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). As atividades responsáveis pelo ensino dentro do programa proporcionam diversas participações em eventos e palestras, como o Curso “Ciência, Ambiente e Formação”, em que na primeira terça-feira de cada mês são realizados encontros formativos envolvendo bolsistas do PETCiências, PIBID, Residência Pedagógica e Iniciação Científica e os Ciclos formativos o qual tem como objetivo integrar atividades que beneficiem a formação inicial e continuada de professores de Ciências, além de reuniões semanais, tutoria e diálogo com tutoria e processo de planejamento, produção e avaliação contínuos do Programa. Somado a isso, o PETCiências também participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Pois, no PETCiências a pesquisa é fundamental, a qual é norteada por instrumentos que viabilizam uma análise crítica das ações e práticas pedagógicas e formativas, bem como das investigações\pesquisas em andamento, sendo utilizados o Diário de Formação (DF) e o Relato de Experiência (RE) como instrumentos que favorecem o desenvolvimento e a sistematização deste processo todo investigativo-formativo. As ações de extensão acontecem em parceria com o ensino fundamental e médio das escolas do município de Cerro Largo e região, conhecidas como "PETCiências na Escola" e "Escola vem à UFFS/PETCiências" as quais têm como finalidade possibilitar uma formação inicial aos licenciandos objetificando um contato mais abrangente com as escolas deixando-os mais preparados para o contato professor-aluno e escolaprofessor, preparando-os para a vida profissional.  Essas ações de iniciação a  docência compreendem a realização de práticas pedagógicas pelos bolsistas, as quais ampliam sua formação docente por meio da integração de conceitos teóricos e práticos, ao mesmo tempo em que estabelecem um contato antecipado com os alunos antes de sua entrada na fase dos estágios. Na cultura, o PETCiências tem desenvolvido a proposta do Bureau Cultural, que contextualiza e resgata atividades culturais para o campus com foco na pluralidade e inclusão, buscando um senso estético na formação. Deste modo, compreendemos que a participação no programa PETCiências é de suma importância para os licenciandos/bolsistas pois o mesmo é capaz de proporcionar o pensamento crítico e reflexivo para os futuros professores, além de, possibilitar novas experiências formativas articuladas entre ensino, pesquisa e extensão e cultura, transformando ações ao longo do transcurso de formação em Ciências.

Publicado
24-10-2023