ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO:

GESTÃO ESCOLAR

  • Paola Berria UFFS
  • Naiane Karla Toniolo
  • Yanka Brenda Silveira
  • Sandra Pierozan
Palavras-chave: Estágio Obrigatório Supervisionado; Estágio em Gestão Escolar; Formação do pedagogo; Projeto Político Pedagógico; Regimento Escolar.

Resumo

O presente trabalho é fruto de vivências possibilitadas pelo componente curricular Estágio Supervisionado - Gestão Escolar, ofertado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Ao longo da formação universitária, nos deparamos com os estágios obrigatórios, que correspondem a uma determinada carga horária a ser realizada em instituições de ensino da educação básica, como parte integrante do currículo de licenciatura. Este estágio em questão se concretizou presencialmente em uma escola pública estadual da cidade de Erechim, Rio Grande do Sul. Envolveu a análise do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Regimento Escolar - RE, documentos normativos e orientadores, bem como observações da organização do espaço e do ambiente, além de conversas informais com funcionários, professores, gestores e estudantes. Após analisar a organização e a própria gestão, orientados por um docente, as discentes, desenvolveram um relatório final, identificando que, o espaço escolar é compreendido pelos lugares em que se realizam as diferentes atividades de uma escola, incluindo recursos didáticos, móveis e decoração. A forma na qual esse espaço está organizado e estruturado, o que também envolve a distribuição de cargos e funções, dependerá da concepção de gestão adotada, influenciando o método de trabalho dos educadores. Para que a escola alcance seu propósito de formar integralmente o cidadão que dela faz parte e respeitar o trabalho dos profissionais que nela atuam, documentos como o PPP e o RE são referenciais que se complementam para orientar a gestão e o processo de ensino-aprendizagem, devendo estes serem reconstruídos continuamente a partir da ação participativa de toda comunidade escolar. No entanto, na escola a qual realizou-se o estágio, observa-se que os documentos se encontram desatualizados, datando do ano de 2017. Apresentando-se defasados, o trabalho não se torna planejado por quem o executa, não terá a clareza de o que se quer fazer e porque, precarizando seu desenvolvimento e posterior avaliação. Devendo o trabalho docente ser guiado pela ciência e não pela intuição, verificou-se importantes conceitos tratados nos documentos, como gestão democrática e participativa, autonomia da comunidade escolar, ensino pautado em princípio éticos com foco no exercício da cidadania, desenvolvendo integralmente o ser humano para que seja autônomo, crítico e participativo na sociedade. Porém, não há referência ou menção à aporte teórico. A prática desempenhada pelos gestores de estarem presentes na entrada, no recreio e na saída dos estudantes, além de participarem da merenda escolar junto aos mesmos, evidencia a intenção de integração e estar ativo nas práticas escolares e não somente nas questões burocráticas. Considerando que o espaço possui componente educativo, o primeiro ambiente interno do prédio é decorado com os diversos troféus e porta-retratos dos times de vôlei da instituição. Essa decoração caracteriza a importância dada ao esporte e o enaltecimento aos seus participantes. A partir da realização do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar evidenciamos que a formação inicial do pedagogo necessita englobar conhecimentos científicos, buscando a preparação e o desenvolvimento de futuras ações no campo de atuação, seja à docência ou a gestão escolar.

Publicado
15-10-2023