Identidade e desenvolvimento profissional do pedagogo

  • Diuliana Pimentel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Salete Loss
  • Adriana Salete Loss
Palavras-chave: Pedagogia. Identidade. Desenvolvimento Profissional.

Resumo

A atuação do profissional pedagogo vem ganhando espaço e visibilidade frente a diversas instâncias da sociedade, atrelada às práticas educativas intencionais. Dessa forma, a construção da identidade e do desenvolvimento profissional requer mobilização de distintos saberes. Diante disso, este trabalho trata-se de um projeto de dissertação submetido para qualificação no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Erechim. O projeto insere-se na linha de pesquisa denominada: Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Processos Educacionais. A temática desse projeto é voltada à articulação entre identidade, desenvolvimento profissional e formação inicial, por meio das percepções de egressas do curso de Pedagogia da UFFS campus Erechim. Parte-se dessas constatações, emerge o problema dessa investigação: quais as percepções de egressos do curso de Pedagogia da UFFS, campus Erechim, sobre desenvolvimento e identidade profissional que possam se constituir em aspectos a serem considerados para o processo de formação do pedagogo? Tal problema evidencia que as percepções e as reflexões dos sujeitos em seu âmbito profissional são essenciais para a construção da sua identidade e desenvolvimento profissional. Nessa perspectiva, com o intuito de contribuir com o campo de pesquisas voltadas às especificidades que envolvem identidade e desenvolvimento profissional, especialmente no âmbito da formação inicial, entrelaçada à problemática, definiu-se, como objetivo geral: investigar as percepções dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, sobre identidade e desenvolvimento profissional, bem como identificar os aspectos que consideram fundamentais durante o processo formativo do pedagogo. Para alcançar esse objetivo, a metodologia utilizada na proposição do estudo enquadra-se na pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A pesquisa de cunho bibliográfico amparou-se, principalmente, em autores da área da educação, tais como: Saviani (2008; 2019), Silva (2006), Scheibe e Durli (2023), Brzezinski (1996), Libâneo (2002; 2006; 2008; 2010), Freire (1987; 2000; 2014), Brandão (2010), Loss (2014; 2018), entre outros. A pesquisa documental tratou com os projetos pedagógicos (2010 e 2018) do curso de Pedagogia da UFFS campus Erechim. Já a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com enfoque descritivo-interpretativo, apresenta, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário seguida de uma entrevista semiestruturada. A primeira etapa de coleta será direcionada a 254 egressos do curso de Pedagogia e a segunda dirigida a vinte egressos selecionados a partir da diversidade do campo de atuação, para além dos muros da escola. Por fim, os resultados alcançados fornecerão subsídios para a elaboração propositiva de um e-book a ser apresentado em reunião de colegiado do curso de Pedagogia, de modo a auxiliar a Universidade a pensar o seu curso, aproximando as percepções do egresso com o âmbito acadêmico. Esse e-book servirá como diagnóstico da realidade profissional dos egressos do curso, servirá como um horizonte norteador, de modo a ajudar no planejamento da proposta curricular do curso, a fim de tornar mais qualificado e participativo.

Publicado
15-10-2023