MONITORIAS DE ENSINO NO CURSO DA AGRONOMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES

  • José Carlos Júnior da Cruz de Camargo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jayne Deboni da Veiga Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa Almeida Trindade Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiane Chassot Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Cálculos, Experimentação Agrícola, Graduação, Topografia, Agroclimatologia

Resumo

Durante o período da graduação os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos, como as pesquisas aplicadas e monitorias de ensino, voltadas para uma disciplina ou parte de uma área do conhecimento. Dessa forma, os objetivos da monitoria vão desde oferecer uma política de inclusão e combate à evasão acadêmica até oferecer ao discente participante do projeto uma maior integração com o convívio docente, uma vez que, para conseguir exercer a função, o monitor deverá adotar uma metodologia científica para revisão dos conteúdos e expansão dos conceitos básicos, e também proporcionar uma melhor didática na hora de atender os alunos. No curso de agronomia as monitorias exercem um papel mais prático, no qual para a realização de determinadas atividades a campo ou em laboratório é necessário utilizar softwares específicos e equipamentos, com isso a monitoria mostra-se fundamental na assessoria das atividades, não somente no auxílio aos discentes na melhor compreensão do conteúdo relacionado a área, aliando a teoria a prática, mas também como contribuição na experiência do monitor, nas práticas de ensino e aprendizado. De modo geral observou-se alta demanda da monitoria por parte dos discentes nas disciplinas como topografia, agroclimatologia, experimentação agrícola e estatística básica. A dificuldade em compreender os cálculos desenvolvidos em aula é algo evidenciado em boa parte das turmas, dessa forma a monitoria entra como uma atividade auxiliar aos alunos na melhor compreensão das disciplinas. Proporcionar acessibilidade e fornecer horários de atendimento mostrou-se essencial para sanar as dúvidas elencadas, ressaltando-se que o monitor não atua no ensino do conteúdo, propriamente dito, e sim na retirada de dúvidas pontuais. A utilização de recursos tecnológicos, os quais são usados para comunicação mostraram-se eficazes, trazendo praticidade para o atendimento, bem como facilitando a compreensão do conteúdo, pois muitos discentes sentem-se constrangidos em procurar o monitor, bem como não possuem tempo livre para isso, sendo assim, muitas vezes a única maneira que o aluno consegue realizar o atendimento com o monitor é através de meios eletrônicos ou videochamadas em alguns casos. A monitoria também pode ser considerada como uma iniciação à docência, uma vez que, como afirmado anteriormente, o monitor deverá se aprofundar nos conceitos e métodos, o que pode estimular o discente a desenvolver interesse pela carreira docente. Por fim, as monitorias de ensino no curso de agronomia desempenham uma função fundamental, pois, para as disciplinas para que ela atende, pode ser necessário recorrer a monitoria para sanar dúvidas em disciplinas posteriores, durante o Trabalho de Conclusão de Curso e pesquisas, assim como o desempenho de funções em atividades práticas nas respectivas disciplinas ajuda consideravelmente no cronograma da aula.

Publicado
24-10-2023