ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÚLTIPLOS APRENDIZADOS A PARTIR DO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INORGÂNICOS

  • Patrícia Marasca Fucks
  • Angélica Rohden
  • Joana Bandeira Lencina
  • Felipe Ribeiro Bordin
  • Juliana Marques Shöntag
  • Evandro Pedro Schneider
Palavras-chave: extensão universitária; conscientização socioambiental; recreação; desenvolvimento cognitivo; resíduos inorgânicos.

Resumo

Apresentam-se resultados parciais do projeto de extensão universitária “Criação de uma horta agroecológica visando a Educação Alimentar e Ambiental de crianças que integram o CPA - Contraturno Escolar no Município de Cerro Largo – RS” (registro XT-2023-0099), vigente de 10/04/2023 a 09/04/2024. O projeto objetiva desenvolver atividades, estudos e debates de cunho ambiental e lúdico-pedagógico, potencializando múltiplas aprendizagens, criando situações de interação, ações participativas e condições propícias à socialização, interação com a natureza, conscientização socioambiental, recreação e desenvolvimento de crianças do CPA, com idade entre três e nove anos. Desenvolve-se em dois eixos, focando-se: 1) na “criação de Horta Agroecológica, implantada em terreno anexo ao CPA”; 2) no “desenvolvimento de Atividades lúdico-pedagógicas e de Educação Ambiental, pautadas no aproveitamento de materiais descartados”, cujos resultados apresentam-se neste trabalho. Nesse segundo eixo, de junho a outubro de 2023, realizaram-se quatro atividades: a. Elaboração e recreação com „Brinquedo Vai-e-Vem‟, feito com garrafas PET (Polietileno tereftalato); b. Culinária e degustação de „Bolo na Latinha‟, enformado nas embalagens de alumínio de atum; c. Criatividade na preparação do „Utilitário Porta-trecos Escolar‟, em papel; d. Elaboração e entretenimento com „Brinquedo Galinha Sonora‟. Seguiram-se passos na proposição e elaboração dessas ideias, abrangendo o planejamento metodológico das atividades. Inicialmente, sucedeu a pesquisa dos temas, em sites educacionais virtuais; após avaliaram-se as opções, priorizando-se algumas delas e discutindo-as com a equipe do projeto; executaram-se antecipadamente as propostas (testes prévios), ponderando sobre viabilidade, possíveis entraves, condições, habilidades manuais, tempo e materiais necessários para execução. Tais propostas foram guiadas pelas demandas do CPA, pela observação, convívio e diálogo com outras crianças. Constataram-se aspectos desafiadores na proposição dessas ações: o aproveitamento de materiais na elaboração da atividade, despertando aprendizados e conscientização socioambiental; as idades variadas das crianças, seus distintos interesses e estágios de desenvolvimento; a delimitação do período de execução da atividade, limitando-a ao turno matutino; a necessidade de integração aos temas semanalmente desenvolvidos no CPA - Educação Ambiental (às segundas-feiras); Apoio pedagógico (às terças-feiras); Culinária (àsquartas-feiras); Artes (às quintas-feiras); Educação física escolar (às sextas-feiras). Ao criarem-se situações de interação, os conhecimentos prévios das crianças foram confrontados com outros, invocados pela seleção temática das atividades propostas para elas realizarem. Conclui-se que as atividades do projeto têm obtido bons resultados ao gerarem o envolvimento das crianças, que interagem, observam, questionam, sugerem novas ideias, experimentam diferentes sensações, desenvolvem habilidades e participam da execução das atividades, as quais proporcionam o desenvolvimento cognitivo, da motricidade fina, criatividade e sociabilidade das crianças. Avalia-se que as atividades desenvolvidas têm atingido seus propósitos quanto aos aspectos educacionais, lúdico[1]pedagógicos, ambientais, de promoção de entretenimento, interação social e múltiplos aprendizados. Tais benefícios não se referem apenas às crianças, espraiando-se também aos demais integrantes do projeto. Esses resultados suscitam refletir sobre como ações de extensão universitária podem contribuir para uma formação cidadã e profissional, a construção de valores na sociedade, o fortalecimento de vínculos entre diferentes segmentos da comunidade, a conscientização socioambiental, relativa ao uso criterioso dos recursos naturais, ao consumo racional de produtos com embalagens descartáveis, às possibilidades de aproveitamento de resíduos.

Publicado
24-10-2023