DIRETOR ESCOLAR: UM OLHAR PARA A PRÁTICA COTIDIANA

  • Luci Pochmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gbariella Galvagna Demarco
  • Sandra Sinome Höpner Pierozan
Palavras-chave: diretor escolar; gestão democrática; cotidiano; informações; realidade educacional

Resumo

A escola é um ambiente plural que acolhe cotidianamente diversos sujeitos. Entre educandos e profissionais da educação, passam pelos corredores infinitas histórias, conhecimentos e experiências que constituem o espaço como formativo em sua integralidade. O cotidiano se faz a partir das ações e das estruturas físicas e sociais que a instituição escolar oferece. Compreender como trabalhar diariamente na perspectiva de uma educação de qualidade que atenda a todos os indivíduos que a ela pertencem, é fundamental no papel de todos os integrantes da comunidade escolar. Deste modo, podese atribuir aos gestores escolares a responsabilidade, junto aos demais educadores, de promover um ambiente de oportunidade de aprendizado, que seja seguro e inclusivo para todos, a fim de motivar e desenvolver as habilidades e os conhecimentos dos estudantes. A equipe gestora, em sua maioria, é composta por licenciados que atuam em funções de coordenadores pedagógicos, supervisores ou/e orientadores educacionais e diretores, cada um com suas responsabilidades e demandas dentro da escola, contribuindo com o seu funcionamento e organização. Ao falar sobre o diretor escolar, é relevante considerar todas as singularidades de ações que a ele compete. Ao pensar para além do senso comum, em que o diretor é o responsável maior ao administrar a escola, entretanto, sabe-se que as atribuições dadas a este profissional vão além do que se idealiza. Sendo o principal mediador das relações, cabe a ele, e aos demais, o exercício e o dever de garantia de democracia dentro do espaço escolar. Neste fazer, ouvir e dar voz aos seus membros internos e/ou externos em geral, sendo eles pais, funcionários administrativos, alunos ou educadores, é fundamental para compreender e estabelecer objetivos e metas de ensino e de aprendizagem. Outro fator significante, é não tornar inata a realidade em que a instituição é pertencente. Compreender quais são as necessidades da comunidade e dos estudantes é fundamental, pois esse reconhecimento mostra que a escola é e está aberta a questões diretas e indiretas sobre a sua atribuição e seu projeto formativo. Ao tratar das articulações estabelecidas pelas dimensões abordadas nos conceitos de ensino e aprendizagem, pode-se dizer que o diretor desempenha papel crucial para que haja relações respeitosas e construtivas entre aqueles que compõem o locus da escola. Quando a tomada de decisão for pautada de maneira transparente, na perspectiva de uma gestão democrática e participativa, oportunizará a mediação entre as questões teóricas e as demandas da prática do dia a dia. Assim, mediar relações, atuar em prol da democracia e da participação podem ser potencializados com uma boa comunicação, que transmita a comunidade escolar as estratégias para garantir a execução da proposta da escola e a consequente aprendizagem.

Publicado
15-10-2023