O RURAL E O URBANO NA MICRORREGIÃO DE ERECHIM:
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DADOS DO CENSO DEMOGRÁFICO A RESPEITO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO SEGUNDO SITUAÇÃO DO DOMICÍLIO
Resumo
O presente trabalho busca fazer uma análise da questão educacional regional, com enfoque nos municípios que compõe a Microrregião Geográfica de Erechim, analisando se a distinção entre áreas de predominância rurais e urbanas pode gerar interferência no nível de escolaridade dos habitantes. O interesse imediato da pesquisa é, portanto, de analisar os dados referentes ao censo demográfico do IBGE (2010), por nível de escolaridade na região de estudo. A análise, considerando as situações de domicílio (urbano e rural), busca verificar se o fato de a maioria das escolas se situarem em áreas urbanas e das universidades estarem locadas em cidades com maior densidade populacional interfere no nível de escolaridade da população e, de que forma a relação entre área de moradia e escolaridade ocorre tanto nos municípios, quanto na supracitada microrregião. Deste modo, este trabalho se propõe a analisar e verificar os níveis de ensino apresentados pelos habitantes da Microrregião Geográfica de Erechim, discriminados entre tipo de residência, e comparando os dados regionais com os municipais a fim de verificar as características da população enquanto nível de escolaridade, bem como identificar como este dado se modifica em municípios onde a maioria da população reside em área urbana em contraponto aos municípios onde a maioria da população reside em área rural. A fim de proporcionar um melhor esclarecimento dos dados levantados foi considerada a população com idade superior a 15 anos, para garantir que o percentual de habitantes que não concluíram o ensino médio fosse alterado pela faixa etária que ainda se encontra em idade escolar. Conforme esperado, ao final da pesquisa, constatou-se que, das cidades da Microrregião Geográfica de Erechim (com base no Censo 2010), as pessoas que residem em municípios onde a maioria da população reside em áreas urbana apresentam maior nível de escolaridade do que os residentes majoritariamente em áreas rurais. Aponta-se que, a qualidade das estruturas, a proximidade do local de residências às IE’s e o acesso sejam os principais fatores geradores desta diferença.
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