MÚSICA E HISTÓRIA:

EXPLORANDO AS FONTES SONORAS LATINO AMERICANAS DO MUSEU BRITÂNICO

  • Yasmin Branger Figueiredo UFFS
  • Claiton Marcio da Silva UFFS
Palavras-chave: Canções; Museu Britânico; Latino Americanos; Sons da vida selvagem; Transcrita Musical.

Resumo

O objetivo desse projeto é, inicialmente, resgatar canções e sons da 'vida selvagem' gravados na América Latina antes da Segunda Guerra Mundial, quando ainda não havia uma indústria musical consolidada nesses países. Antes de 1945, muitos exploradores, naturalistas e antropólogos faziam um trabalho inestimável na gravação dos sons da floresta, bem como dos cantos de trabalho. Por outro lado, enquanto muitas destas gravações sonoras foram feitas com o objetivo de demonstrar o exotismo das populações não-europeias, agora a teoria pós-colonial nos ajuda a reinterpretar estes sons a partir da perspectiva dos locais, dentro de um contexto ambiental específico. Assim, em uma possível contribuição intelectual mais ampla, olharemos para estas músicas como fontes primárias de uma leitura pós-colonial, além de explorar esta questão intelectual a partir de uma perspectiva criativa e metodológica, como uma forma de alcançar um público que não está familiarizado com estes sons gravados. Deste modo, o foco dessa proposta é: pesquisar os registros sonoros Latino Americanos (LA) na Biblioteca Britânica, selecioná-los e solicitar uma cópia; finalmente, solicitar a permissão dos direitos autorais. Se conseguirmos os direitos autorais, as canções serão transcritas em partitura e, se necessário, arranjadas musicalmente. Também organizaremos um workshop com MST em escolas secundárias, onde o docente estudou durante nove anos. O workshop consiste em apresentar as canções e sons que foram copiados da Biblioteca Britânica a um público adolescente; explorar com eles suas percepções sobre aquelas 'canções antigas', seu processo criativo e seus objetivos originais. Como cessão final do workshop, os alunos farão uma reconstrução dos sons e canções, que serão gravados. Finalmente, após a oficina, escreveremos um livro digital e interativo, contendo a história das canções originais e as partituras/arranjos destas, assim como a experiência da oficina na escola. A segunda parte do livro consiste de uma experiência interativa, na qual abordaremos algumas pistas metodológicas sobre como o material pode ser utilizado pelas escolas e movimentos sociais; e, ao final do livro, um espaço em branco será preenchido pelas pessoas interessadas em realizar novas experiências a partir destes registros musicais. Em outras palavras, um livro digital, que é interativo, gratuito e 'inacabado', onde cada pessoa interessada pode ser um autor. Para o projeto do livro, serão levantados fundos específicos; também, se não for possível a permissão de direitos autorais, o livro conterá apenas os retrabalhos das canções.

Publicado
25-10-2023