JOGOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS: UMA ABORDAGEM DIVERTIDA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Kassieli Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Ciências; Atividades Lúdicas

Resumo

A pesquisa surge em decorrência da participação e observação da
pesquisadora no processo de aprendizagem de alunos do público alvo da educação
especial, no ensino de Ciências, urgindo a necessidade de estratégias e ferramentas
didáticas de ensino que sejam capazes de suprir as carências dos alunos incluídos no
ensino regular, tornando a aula mais produtiva e atrativa, para que os mesmos consigam
internalizar conceitos abstratos advindos do Ensino de Ciências. Partindo desse objeto, a
origem do interesse pela pesquisa consolidou o seguinte problema de investigação:
“Como proporcionar a aprendizagem de alunos incluídos, dos anos finais do ensino
fundamental de uma escola pública do município de Concórdia- SC, a partir dos jogos
didáticos inclusivos no Ensino de Ciências?”. Nessa perspectiva, a pesquisa possui como
objetivo geral avaliar a eficiência da aplicação de jogos didáticos inclusivos, no Ensino
de Ciências, para alunos incluídos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola
pública do município de Concórdia- SC. Quando se refere à Educação na perspectiva da
Educação Especial Inclusiva, compreende-se como o público-alvo dessa educação os
alunos com impedimentos de natureza física, mental, intelectual e sensorial. De acordo
com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de
2008, são considerados alunos público-alvo da Educação Especial aqueles que possuem
deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Esses alunos têm o direito não apenas de conviver, mas de permanecer no ambiente
escolar junto com os demais estudantes, proporcionando-lhes um ambiente acolhedor e
criando condições para que todos possam ter acesso a uma educação inclusiva. A
abordagem metodológica selecionada envolve a pesquisa-ação de caráter qualitativo, com
ênfase na observação durante a implementação dos jogos didáticos inclusivos. Nesse
sentido, acreditamos que as atividades lúdicas desempenham um papel vital no ensino
para crianças, pois promovem a igualdade, o aprendizado significativo, o
desenvolvimento social e emocional, e ajudam a construir um ambiente educacional mais
inclusivo e acolhedor. É importante que os educadores e profissionais da educação
estejam cientes das necessidades individuais de seus alunos inclusivos e se esforcem para
adaptar as atividades lúdicas de acordo com essas necessidades.

Publicado
15-10-2023