MONITORIA EM CITOLOGIA E HISTOLOGIA BÁSICA, GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR:

RELATO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

  • Sarah Carolina Brandão de Souza Neto UFFS
  • Mariana Valentini Casagrande UFFS
  • Andriel Gustavo Felichak UFFS
  • Maria Helena Moreno UFFS
  • Vanessa Silva Retuci UFFS
Palavras-chave: atividade extracurricular; educação; ciências; interdisciplinaridade; saúde.

Resumo

A monitoria em Citologia e Histologia Básica, Genética e Biologia Molecular, atividade coordenada pela Professora Doutora Vanessa Silva Retuci, é um projeto vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza, iniciado no mês de julho de 2023 e com previsão de duração até o primeiro semestre de 2024. A monitoria tem como objetivo primário o atendimento a uma demanda antiga da comunidade discente quanto a oferta de monitoria para os referidos componentes curriculares. A partir desta atividade, é realizada a prestação de auxílio aos alunos na compreensão dos conteúdos expostos em sala complementando, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos. O projeto é acompanhado diretamente pela professora titular dos componentes através de reuniões periódicas para discussão de assuntos referentes aos conteúdos e resolução de dúvidas. Afora os atendimentos aos alunos prestados mediante agendamento, em horários disponibilizados e divulgados previamente, os monitores contribuem durante as aulas práticas em laboratório, no preparo de lâminas e na interpretação das mesmas, atividade esta elucidativa tanto para os acadêmicos matriculados atualmente nos componentes curriculares, quanto para os próprios monitores, dentre os quais alguns não tiveram a oportunidade de terem essas aulas presencialmente em razão do protocolo estabelecido durante a pandemia da COVID-19. Portanto, a atividade de monitoria contribui para preencher uma lacuna no aprendizado destes indivíduos. Paralelamente, os acadêmicos monitores realizam o preparo de materiais de apoio na forma de questionários, os quais servirão como base para o estudo dos alunos assistidos, além de contribuir para si próprios no que tange ao reforço de conceitos aprendidos no início do curso universitário, ao exercitarem a construção de enunciados e respostas, atuando tanto ativamente, enquanto facilitadores, quanto no papel de alunos. Finalmente, a atividade de monitoria cria um diálogo com a comunidade local a partir do projeto “UFFS de Portas Abertas”, o qual propõe-se a receber estudantes dos anos iniciais, ensinos fundamental e médio proporcionando a experiência de conhecer novos espaços, como um laboratório, manusear um microscópio e conhecer algumas estruturas selecionadas, contribuindo, assim, para o enriquecimento do conteúdo estudado em sala de aula ao associar a prática à teoria, fomentando uma experiência acessível a poucos no contexto educacional brasileiro.

Palavras-chave: atividade extracurricular; educação; ciências; interdisciplinaridade; saúde.

Publicado
15-10-2023