A vivência prática do ensino na monitoria de citologia e histologia básica, genética e biologia molecular, no domínio conexo para os cursos de medicina veterinária e nutrição

  • Andriel Gustavo Felichak Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Maria Helena Moreno
  • Mariana Valentini Casagrande
  • Sarah Carolina Brandão de Souza Neto
  • Vanessa Silva Retuci
Palavras-chave: monitor; docência; ensino; recursos didáticos; educação.

Resumo

A VIVÊNCIA PRÁTICA DO ENSINO NA MONITORIA DE CITOLOGIA E
HISTOLOGIA BÁSICA, GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR, NO
DOMÍNIO CONEXO PARA OS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA E
NUTRIÇÃO

A monitoria de citologia e histologia básica, genética e biologia molecular, no domínio
conexo para os cursos de medicina veterinária e nutrição da Universidade Federal da
Fronteira Sul - UFFS, campus Realeza, visa auxiliar na transmissão do conhecimento
dentro do âmbito acadêmico, promovendo melhoria na qualidade de ensino e de
aprendizagem. Para tal, a execução do processo conta com a docente orientadora e
discentes de graduação. O objetivo principal é proporcionar aos acadêmicos opções de
estudos para além da sala de aula, ao estabelecer uma relação docente-monitor-monitorado, adotando diferentes recursos didáticos para repasse de informações acerca
dos assuntos previstos nos planos de curso de cada disciplina. Neste contexto, a monitoria
disponibiliza horas, principalmente em sala de aula, visando a elaboração de estudos
dirigidos, debates e reflexões, para sanar dúvidas relacionadas aos temas trabalhados,
resolver atividades avaliativas, desenvolver a prática de grupos de estudo, e outras
dinâmicas associadas. Ademais, os monitores nesse processo, são orientados a
desenvolver metodologias de estudo e modelos didáticos, como exemplo construção de
protótipos para estudo da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), agregando como
recurso no aprendizado do abstrato, de forma lúdica. Até o momento, também foram
elaborados bancos de questões para possibilitar canais de estudo em cada componente
curricular, e estabelecer a importância do componente na matriz curricular do curso,
compartilhando assuntos atuais, diversificados e com maior enfoque na área de formação.
No planejamento, há previsão para outras proposições, como realização de estudos
dirigidos, onde os discentes resolverão atividades de forma conjunta e dinâmica,
participarão de jogos, e que de maneira divertida e proveitosa, possam exercitar a
cooperação, o trabalho em equipe. Os monitores também vivenciam demandas de
extensão que requeiram atividades no laboratório de microscopia, a fim de levar
informações e conhecimento à comunidade externa. Assim, ressalta-se que as ações
desenvolvidas dentro do programa de monitoria, somam-se ao papel da universidade
como instituição educativa, auxiliando na qualificação do ensino e aprendizagem,
fortalecendo políticas de permanência da instituição, mediante ofertas de atividades de
apoio pedagógico aos estudantes, promovendo a diversidade no ambiente universitário
oportunizando o êxito acadêmico com redução da evasão. Ao oportunizar ao discente 

monitor participação nas ações, possibilita o exercício da prática docente no ensino
superior, o fortalecimento da integração curricular e a melhoria das habilidades sociais.


Palavras-chave: monitor; docência; ensino; recursos didáticos; educação.


Área do Conhecimento: Ciências Biológicas.
Origem: Ensino

Publicado
25-10-2023