OS DESAFIOS E EXIGÊNCIAS DA PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO ESCOLAR

  • Paola Berria UFFS
  • Morgana Chies
  • Natacha Vieira Lopes
  • Naiane Karla Toniolo
  • Chaiane Bukowski
Palavras-chave: Documentos Normativos da Educação Brasileira. Prática Docente. Reflexão Crítica.

Resumo

Para caracterizar a figura docente é preciso reconhecer a trajetória do curso de Pedagogia, este que se desenvolveu no Brasil de forma dinâmica, além de seus marcos na identidade do profissional que atua nesta área. Com o objetivo de organizar e qualificar a educação no Brasil da Educação Infantil ao Ensino Superior, documentos normativos foram elaborados como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (BRASIL, 1996), Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs (2013), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. Enquanto a LDB (BRASIL, 1996) estabelece o que é a educação, os seus princípios e assegura o direito de acesso, além de definir a organização da educação nacional e delimitações sobre o exercício docente e seus requisitos, a BNCC (BRASIL, 2018) prescreve regras que orientam a elaboração e prática das atividades escolares. A partir do estudo destes documentos, pretendemos verificar através da aplicação de questionário, se os docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Erechim, Rio Grande do Sul, possuem conhecimento sobre suas atribuições de acordo com tais normativas e compreender a realidade partir de suas práticas pedagógicas. Outrossim, apresentar uma revisão de literatura, considerando as produções científicas elaboradas entre 2006 e 2021 a partir dos descritores ‘função do professor/ atuação do docente/ desafios da prática docente/ profissionalização do professor’. Para isso, optamos por selecionar os trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Evidenciamos a relevância desta pesquisa por elucidar o conhecimento dos docentes sobre suas atribuições e o que de fato desempenham, além dos impactos pessoais a partir da função exercida e suas sugestões de possíveis ajustes no exercício, visando o avanço profissional. Constatamos que há pouco estudo e pesquisas nesse âmbito. Além disso, a partir do questionário observamos que os docentes possuem conhecimento sobre as suas funções de acordo com os documentos normativos, sendo que a principal função do professor é estimular os educandos para despertar o desejo de aprender. Apesar dos docentes reconhecerem a relevância das normativas nacionais, estes destacam que ocorre divergência do que está delineado e da realidade educacional. Portanto, enquanto a educação não for oportunizada à todos, visando a equidade no ensino, os docentes seguem se adaptando as condições que o cerca, tornando-se profissionais sobrecarregados com todas as demandas da sociedade que recaem sobre eles. Ademais, os profissionais investigados ressaltam a importância da prática durante a formação inicial, além da formação continuada, dado que, a sociedade muda constantemente e junto à ela, as instituições de ensino passam acolher novos indivíduos e demandas, devendo reformular-se a fim de proporcionar o desenvolvimento de uma educação integral.

Publicado
15-10-2023