APORTES DOS DIREITOS HUMANOS VINCULADOS À EDUCAÇÃO A PARTIR DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Giovana Smolski Driemeier Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra Vidal Nogueira Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Docência, Direitos Humanos, Educação, Currículo

Resumo

Durante a realização do estágio em docência no componente curricular optativo de Direitos Humanos e Educação, foram levantadas discussões acerca da temática em questão.  As aulas decorreram de forma expositiva e dialogada, a partir de uma série de textos base previamente disponibilizados aos alunos matriculados. Considerando isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar aportes acerca da dimensão dos direitos humanos vinculada à educação. Com vista de cumprir tal objetivo, foi utilizada uma metodologia qualitativa do tipo descritiva, os dados foram coletados a partir da técnica bibliográfica e documental e analisados articulando as pautas emergidas a partir das discussões em aula com a literatura publicada sobre o tema. Os resultados apontaram que a função social da escola sofreu variações no decorrer do tempo, considerando os períodos histórico-culturais em que se encontrava inserida, de modo que as disciplinas e o ordenamento curricular foi sendo adequado a tal. Principalmente no cenário contemporâneo, a escola não mais se caracteriza apenas pela marca do acesso ao conhecimento e sim como um espaço de sociabilidade, permitindo o contato e o estabelecimento de laços sociais com os demais, trata-se, normalmente, da primeira instituição de natureza pública em que crianças e jovens se inserem de forma prolongada. Assim, paulatinamente mais as escolas vêm se organizando em torno de projetos político-pedagógicos e de regimentos disciplinares que visam promover um tipo de relacionamento mais salutar entre os estudantes. É nessa esfera que a educação em direitos humanos se posta cada vez mais, demonstrando que o percurso escolar é, para além do aperfeiçoamento do conhecimento científico, um meio de inserção dos jovens nos espaços públicos democráticos, dotados de um olhar cidadão, digno e passível de conceber as diferenças. Dessa forma, os direitos humanos possuem uma conexão direta com o acesso a educação de qualidade, igualitária, crítica e com a dignidade dos sujeitos nela inseridos e focaliza-lo no âmbito escolar faz com que se caminhe em direção a uma educação integral efetiva, que extrapola os conceitos puramente teóricos. Conclui-se, com base no exposto que, abordar a temática dos direitos humanos e educação no ensino superior é importante para a formação de profissionais professores capacitados e com olhar crítico e sensível para essas temáticas, que possam aplicar tais abordagens em sua prática, contribuindo com a constituição de um ambiente escolar norteado pelos direitos humanos.

Biografia do Autor

Giovana Smolski Driemeier, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP/Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS). Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).  Bolsista DS/CAPES.

Sandra Vidal Nogueira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutora em Direito (URI/Santo Ângelo), Doutorado em Educação (PUCSP). Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculada ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Campus de Cerro Largo, RS.

Publicado
12-10-2023