EDUCAÇÃO POSITIVA E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

CAMINHOS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Emily dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Educação Infantil; Resolução de conflitos; Comunicação não-violenta; Educação não-violenta; Emoções

Resumo

O presente resumo se origina a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso
de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Em especial, o
estudo desenvolvido, se inscreve no campo da Pedagogia e se dirige, singularmente, a
professores da Educação Infantil, tendo como objetivo geral analisar estratégias,
caminhos e possibilidades para uma conduta e mediação adequada com base na
perspectiva da criança durante momentos em que se faz necessário lidar com os
sentimentos. O estudo tem como problema de investigação, o pensar na criança e seu
desenvolvimento, buscando responder quais as possibilidades de conduta do adulto
podem ser consideradas mais eficientes durante as resoluções de conflitos, agressões,
birras e o sentimento de frustração?. Visto que, cotidianamente, enfrentamos conjunturas
conflituosas, envolvendo tanto crianças, quanto adultos, sendo preciso repensar a maneira
com que lidamos com tais resoluções, levando em consideração as emoções que fazem
parte de cada um e respeitando cada sujeito em sua totalidade. Além disso, vale ressaltar
que punições e castigos reproduzem o sistema autoritário, repassado por gerações, em
que um se sobrepõe sobre outros. Para contemplar os objetivos, o percurso metodológico
caracterizou-se pela pesquisa qualitativa, exploratória e documental que possui por
finalidade investigar as relações e as divergências entre obras de Nelsen, Erwuin e Duffy
(2018), Rosenberg (2019) e Santos (2020), bem como compreender os caminhos
orientados pelos autores durante a resolução de conflitos que surgem no cotidiano,
procurando comparativos e relações. Os resultados da análise demonstram uma base em
comum com os autores em questão, envolvendo a empatia e o acolhimento, com relação
às emoções e a comunicação. Além disso, todos eles direcionam sua escrita para pais,
recorrendo a sugestões de mediação durante as resoluções de conflitos e atitudes das
crianças frente a determinados contextos. Concluímos, a partir da pesquisa, que é de suma
importância compreender e nomear as emoções, expressando-as coerentemente a partir
de diálogos, visto que todas elas são relevantes e estão presentes em cada indivíduo.

Publicado
15-10-2023