A NOÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA, ANTONIO CANDIDO E MICHÈLE PETIT
Resumo
O tema do projeto de pesquisa aqui apresentado é o papel da leitura de textos literários na formação política e humanizadora de seus leitores. Objetiva investigar as formas de relação entre texto e leitor a partir das perspectivas dos autores Antonio Candido, Michèle Petit e João Cesar de Castro Rocha. Todos, estudiosos com trajetórias ímpares e particularidades no olhar sobre a leitura. Antônio Candido, nascido em 1918, foi um sociólogo e crítico literário brasileiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (USP), representa uma forte base na formação dos estudos literários no Brasil. Michèle Petit, nasceu em 1946, antropóloga, escritora e pesquisadora francesa da Universidade de Paris, que nos brinda com duas de suas obras traduzidas para a língua portuguesa “Leituras: do espaço íntimo ao espaço público” e “Os jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva”. João Cezar de Castro Rocha, nascido em 1965, escritor, historiador, enxadrista e professor de literatura comparada no Brasil, mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com segundo doutorado em Stanford. Atua pesquisando principalmente os seguintes temas: Literatura Brasileira, Literatura comparada, cultura Brasileira, crítica literária, teoria literária, dependência cultural e estratégias de apropriação cultural. Para a realização desta pesquisa serão estudados os conceitos de tempo, texto e leitor na perspectiva destes autores, buscando responder a seguinte pergunta: Como a leitura de textos literários aparece nos trabalhos de Antônio Candido, João Cezar de Castro Rocha e Michèle Petit? E como podemos pensar a conexão entre leitor e leitura de textos literários na perspectiva destes autores? Os textos analisados serão “Direito à Literatura”, de Antônio Candido, “Direito à leitura literária: Notas Iniciais” de João Castro de Cezar Rocha e o capítulo “Segundo encontro: O que está em jogo na leitura hoje em dia” presente no livro “Os jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva” de Michèle Petit. Estes textos foram selecionados por evidenciarem forte posicionamento dos autores sobre a relação entre texto e leitor a partir dos conceitos de tempo, texto e leitor. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de um recorte autoral, que analisará estudos primários. As obras escolhidas são dos próprios autores, não são produções de estudiosos ou leitores desses autores.
Copyright (c) 2023 Fernanda Ribeiro Valesan, Jane Teresinha Donini Rodrigues, Valdir Prigol
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