A NOÇÃO DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA, ANTONIO CANDIDO E MICHÈLE PETIT

  • Fernanda Ribeiro Valesan Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Jane Teresinha Donini Rodrigues
  • Valdir Prigol
Palavras-chave: Literatura, Leitura, Humanização, Criticidade

Resumo

 O tema do projeto de pesquisa aqui apresentado é o papel da leitura de textos literários na formação política e humanizadora de seus leitores. Objetiva investigar as formas de relação entre texto e leitor a partir das perspectivas dos autores Antonio Candido, Michèle Petit e João Cesar de Castro Rocha. Todos, estudiosos com trajetórias ímpares e particularidades no olhar sobre a leitura. Antônio Candido, nascido em 1918, foi um sociólogo e crítico literário brasileiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (USP), representa uma forte base na formação dos estudos literários no Brasil. Michèle Petit, nasceu em 1946, antropóloga, escritora e pesquisadora francesa da Universidade de Paris, que nos brinda com duas de suas obras traduzidas para a língua portuguesa “Leituras: do espaço íntimo ao espaço público” e “Os jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva”. João Cezar de Castro Rocha, nascido em 1965, escritor, historiador, enxadrista e professor de literatura comparada no Brasil, mestre e doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com segundo doutorado em Stanford. Atua pesquisando principalmente os seguintes temas: Literatura Brasileira, Literatura comparada, cultura Brasileira, crítica literária, teoria literária, dependência cultural e estratégias de apropriação cultural. Para a realização desta pesquisa serão estudados os conceitos de tempo, texto e leitor na perspectiva destes autores, buscando responder a seguinte pergunta: Como a leitura de textos literários aparece nos trabalhos de Antônio Candido, João Cezar de Castro Rocha e Michèle Petit? E como podemos pensar a conexão entre leitor e leitura de textos literários na perspectiva destes autores? Os textos analisados serão “Direito à Literatura”, de Antônio Candido, “Direito à leitura literária: Notas Iniciais” de João Castro de Cezar Rocha e o capítulo “Segundo encontro: O que está em jogo na leitura hoje em dia” presente no livro “Os jovens e a Leitura: Uma nova perspectiva” de Michèle Petit. Estes textos foram selecionados por evidenciarem forte posicionamento dos autores sobre a relação entre texto e leitor a partir dos conceitos de tempo, texto e leitor. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de um recorte autoral, que analisará estudos primários. As obras escolhidas são dos próprios autores, não são produções de estudiosos ou leitores desses autores.

Publicado
13-10-2023